ESTUDANTES DE ROMANTISMO NO BRASIL: ANDREZ L. MELO EDUARDO BARBOSA LAURO BEECHER NETO
Projeto de pesquisa: ESTUDANTES DE ROMANTISMO NO BRASIL: ANDREZ L. MELO EDUARDO BARBOSA LAURO BEECHER NETO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe20156 • 14/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 361 Visualizações
ROMANTISMO NO BRASIL ALUNOS: ANDRÉ L. MELO EDUARDO BARBOSA LAURO BECHER NETO
2. INTRODUÇÃO:
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX;
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra;
Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América;
3.
As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.
Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquis tada na Revolução Francesa;
O objetivo deste trabalho foi uma pesquisa científica sobre o assunto abordado e suas vertentes.
4.
Contribuir para a grandeza da nação através de uma literatura que fosse o espelho do novo mundo e de sua paisagem física e humana, eis o projeto ideológico da primeira geração romântica;
Há um sentimento de missão: revelar todo o Brasil, criando uma literatura autônoma que nos expressasse.
5. ADAPTAÇÃO DE UM MOVIMENTO ARTÍSTICO EUROPEU:
Os valores do Romantismo europeu adequavam-se às exigências ideológicas dos escritores brasileiros, O Romantismo se opunha à arte clássica, e Classicismo aqui significava dominação portuguesa;
O Romantismo voltava-se para a natureza, para o exótico; e aqui havia uma natureza exuberante, etc. Tudo se ajustando para o desenvolvimento de uma literatura ufanista;
O nacionalismo romântico encontrará a sua representação nos seguintes elementos:
6. INDIANISMO:
No "bon sauvage" francês sedimenta-se o modelo de um herói que se deveria se tornar o passado e a tradição de um país desprovido de sagas exemplares;
O nativo - ignorada toda a cultura indígena - converte-se no herói inteiriço, feito à imagem e semelhança de um cavaleiro medieval;
Assume-se a imagem exótica que as metrópoles européias tinham dos trópicos, adaptando-a ao ufanismo;
7.
Acima de tudo, o índio representa, na sua condição de primitivo habitante, o próprio símbolo da nacionalidade;
Além disso, a imagem positiva do indígena fornece às elites o orgulho de uma ascendência nobre, que ajuda na legitimação de seu próprio poder no Brasil posterior à Independência.
8. SERTANISMO:
Resultado da "consciência eufórica de um país novo", o sertanismo romântico (também discutivelmente chamado de regionalismo) procura afirmar as particularidades e a identidade das regiões e da vida rural, na ânsia de tornar literário todo o Brasil;
Este registro do mundo não-urbano permanece na superfície com uma moldura, já que a intriga romanesca é citadina, ou seja, gira em torno dos esquemas românticos do folhetim;
Além disso, os autores usam sempre a linguagem culta e literária das cidades e não a fala particular da região retratada.
9. NATUREZA:
A terra é identificada como pátria. Assim, os fenômenos naturais tornam-se representativos da grandeza do país;
A natureza jovem, vital, exuberante, serve de compensação para a pobreza social ao mesmo tempo que simboliza as potencialidades do Brasil.
10. PROCURA DA LÍNGUA BRASILEIRA:
Os escritores românticos - José de Alencar, em especial - reivindicam uma língua brasileira;
Em Iracema, o autor tenta criar esta língua através do estilo poético, da utilização de vocábulos indígenas, de um novo ritmo de frase. Mas não são os escritores que criam um idioma;
Continuamos falando e escrevendo o português;
Porém, graças ao esforço de Alencar e outros, começa a se estabelecer uma forma brasileira de escrever a língua portuguesa.
11. O SURGIMENTO DO ROMANTISMO:
O passo decisivo para a deflagração do movimento é a publicação da revista Niterói, em Paris, 1836, que trazia como epígrafe: "Tudo pelo Brasil e para o Brasil";
A revista, elaborada por intelectuais que estudavam na Europa, propunha a investigação "das letras, artes e ciências brasilienses";
No grupo, destaca-se Gonçalves de Magalhães, que ainda em 1836 lançaria um livro de poemas: Suspiros poéticos e saudades;
Esta obra introduziu o espírito romântico no Brasil.
12.
O projeto de autonomia dos autores românticos não se realizou integralmente;
Todos os princípios "nacionalistas" que defenderam estavam, em maior ou menor grau, comprometidos com uma visão européia de mundo;
Além disso, o nacionalismo era feito de exterioridades, mais paisagem do que substância humana;
Aquele "sentimento íntimo de brasilidade", de que falou Machado de Assis, não existe nas obras do período;
13.
Por fim, o fato de todos os escritores da primeira geração viverem à sombra do poder (foram ministros, secretários, embaixadores, burocratas do alto escalão) comprometeu-os irremediavelmente com a classe dominante;
Fugiram da escravidão e da pobreza, escamotearam a ferocidade das elites e a miséria das ruas, ignoraram a violência que se espalhava pelo cotidiano;
Em troca, celebraram o idílio e a natureza, mitificaram as regiões, teatralizaram o índio, criando assim uma arte conservadora.
14. DIVISÕES DE GERAÇÕES:
Na lírica romântica brasileira, podem ser delimitados, com algum rigor, três momentos que se caracterizam por apresentar temas e visões de mundo diferenciadas;
Estes
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