TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empurrão e compreensão

Tese: Empurrão e compreensão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

Tração e Comprensão

Tração

Na física, a tração é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura.

Uma peça estará sendo tracionada quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior. A tração faz com que a peça se alongue no sentido da força e fique mais fina, com menor seção transversal, pois teoricamente, seu volume deve manter-se constante.

Na resistência dos materiais, o objetivo é não permitir que isso aconteça, trabalhando sempre no regime elástico do material. Neste regime, a peça trabalha sem deformar-se permanentemente, pois ao ser encerrada a ação da força, retorna à sua conformação original. Para isso, são feitos cálculos utilizando o limite entre as duas deformações com um c.s. (coeficiente de segurança) para que não haja risco de acidentes, sendo projetada assim uma peça que suporte uma força maior que a mínima.

Exemplo de corpo submetido aos esforços de Tração:

O cabo dos elevadores, tracionado pelo peso do elevador e de seus ocupantes e pelo motor e aparatos que o puxam ou mantém estático em determinada posição.

Compressão

A Compressão é o resultado da aplicação de uma força de compressão a um material, resultando em uma redução em seu volume, ou, como tratado em resistência dos materiais e engenharia, uma redução de uma de suas dimensões, axial com a atuação da força, e um aumento da seção transversal a este mesmo eixo, quando a deformação da peça nesta direção é permitida, pois deve-se considerar que teoricamente, neste caso, seu volume mantenha-se constante.

A compressão tem muitas implicações na resistência dos materiais, na física e na engenharia estrutural, pelo fato da compressão produzir quantidades consideráveis de stress extensão.

Induzindo a compressão, propriedades mecânicas, tais como a força de compressão ou o módulo de elasticidade, podem ser medidos. Os cientistas podem utilizar máquinas para induzir a compressão. Este tipo de experimento é chamado de ensaio de compressão, que é utilizado para comprovar as características mecânicas de uma peça, descobrindo assim a que tensão ela sofrerá ruptura. Caracterizam-se como ensaios destrutivos, uma vez que a peça fica normalmente inutilizada após o ensaio.

Exemplo de corpo submetido aos esforços de Compressão:

As colunas dos prédios, que recebem, com a mesma direção de seu eixo, as cargas acima delas.

Catedral de Brasília

Fonte: http://www.aarquiteta.com.br/blog/mundo-arquitetura/catedral-de-brasilia-oscar-niemeyer/

A Catedral de Brasília foi construída no período de 1959 a 1970: na primeira fase, de seis meses, apenas a estrutura da nave principal (1959-60), e a conclusão do restante de 1969-70, envolvendo o espelho d’água, batistério, campanário, interior da nave, vitrais, sacristia, rampa, etc. Uma das obras mais admiradas do arquiteto Oscar Niemeyer, constitui-se em um marco da Arquitetura e Engenharia brasileiras, com uma estrutura inovadora e ousada, que, à época, afirmou a competência e ousadia dos profissionais brasileiros no cenário mundial.

Croqui

Fonte: http://www.aarquiteta.com.br/blog/mundo-arquitetura/catedral-de-brasilia-oscar-niemeyer/

É um monumento de características únicas, de extrema importância para o patrimônio histórico nacional e um marco na Arquitetura e Engenharia Estrutural brasileiras. A motivação de se realizar um estudo extensivo desse monumento, referenciado na Engenharia Estrutural, deve-se à injustificada carência de trabalhos e publicações que enfatizem quão importantes e inovadores foram a concepção, o cálculo e a execução dessa obra de arte.

O primeiro anteprojeto previa 21 pilares, com 40m de altura, e um anel de concreto na base, de 70m de diâmetro, apoiado no chão e servindo de fundação. O número de pilares foi reduzido para 16 por razões estéticas, ficando o diâmetro da base com 60m e a altura de . No topo, uma coroa serve de apoio para garantir a amarração e rigidez, permitindo a iluminação pelo alto. Por uma questão de estabilidade, essa coroa ficou situada bem abaixo do topo, atenuando a leveza e transparência da estrutura. É notável o contraste da simplicidade da planta baixa com a complexidade da solução estrutural e volumétrica do edifício. O acesso à Catedral bem como de outros edifícios monumentais da cidade é desvinculado da via pública, por uma rampa que acessa o subsolo, sendo que, visivelmente, só é notada a sua cobertura.

O interior da Catedral é todo revestido de mármore, somando, no total, 500 toneladas desse material. Completando o conjunto, o campanário e o batistério, em forma ovóide. O interior possui três esculturas de anjos, em duralumínio, suspensas por cabos de aço, no centro da nave. As dimensões das três peças são: 2,22m de comprimento e 100 kg, a menor; 3,40m de comprimento e 200 kg, a média; e 4,25m e 300 kg, a maior. Essas obras foram realizadas com a colaboração do escultor Dante Croce, em 1970. Os vitrais são de autoria da artista plástica Marianne Peretti. No total, ocupam uma área de 2.200m2, cada peça tendo 10m de base por 30m de altura, composto por 16 gomos de 140m2 em fibra de vidro nas cores azul, verde e branco, somando, no total, 80 toneladas

PROJETO ESTRUTURAL

Trata-se de uma estrutura auto-equilibrada, composta por 16 pilares, dispostos, em planta, circunferencialmente. A sustentação é feita por dois anéis de concreto armado. O superior, com, aproximadamente, 6,8m de diâmetro,está localizado próximo do topo dos pilares, absorvendo os esforços de compressão. Esse anel passa por dentro dos pilares, tornando-se imperceptível aos olhos do observador. Já o anel inferior, com 60,0m de diâmetro, ao nível do piso, absorve os esforços de tração, funcionando como um tirante, reduzindo as cargas nas fundações, que recebem apenas esforços verticais. Esse anel só é visível no interior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com