TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore

Tese: Folclore. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Dança acompanhou a evolução da humanidade desde os tempos primitivos, sempre expressando e registrando através dos movimentos seus momentos históricos, sendo considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano.

Cada povo que compreendeu a importância do corpo humano e principalmente a necessidade desse corpo de extravasar suas emoções, certamente cultivaram a dança e utilizaram-se dela como um meio de expressar suas características culturais, de comunicar-se, de educar-se, de distinguir-se e de aprimorar-se, possibilitando ao homem buscar os caminhos da sua auto-realização.

Esta Arte, no decorrer de sua evolução, se manifestou em diferentes momentos, com diversos objetivos e de variadas formas, como: danças sagradas, danças populares, danças teatrais, entre outras, foi utilizada por muitas civilizações em diferentes épocas atribuindo-lhe diferentes sentidos e significados.

http://www.efdeportes.com/efd139/a-danca-sentidos-e-significados.htm

Na antiguidade, as danças serviam como rituais religiosos, em forma de agradecimentos ou pedidos aos deuses. Depois passaram a aparecer nas comemorações aos jogos olímpicos, nas comemorações sociais, em festas da nobreza e também como recreação.

A dança foi se transformando em uma atividade social, acessível a todos, criando a partir dessa situação, as danças populares, como por exemplo, a Dança de Salão.

Dança Folclórica

No Brasil, as danças folclóricas sofreram influências das tradições dos estados, dos povos africanos e europeus. Dessa forma, dependendo do estado, as danças podem ser mais influenciadas pelos africanos, indígenas ou europeus.

As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. São ritmos diversos que variam ainda de acordo com cada região brasileira, tendo entre as mais conhecidas o Samba, o Xaxado, o Baião, o Frevo, o Maracatu. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.

Samba

O samba chegou junto com os negros ao Brasil e primeiramente era dançado apenas nas senzalas pelos escravos. Os primeiros estados brasileiros a difundirem esse ritmo foram o Rio de Janeiro, a Bahia e o Maranhão.

Xaxado

Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de “Lampião”.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil.

Frevo

Muito popular em estados nordestinos como Pernambuco, especialmente em sua capital, Recife.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com