Folclore
Seminário: Folclore. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luciano19755 • 21/10/2014 • Seminário • 455 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Folclore pode ser entendido como conhecimento popular, inclusive a UNESCO declara o folclore como conhecimento popular.
Esses conhecimentos podem ser danças, histórias, brincadeiras, cantigas, artesanatos e lendas que são transmitidas de geração em geração pelas pessoas.
O termo folclore surgiu 22 de agosto de 1846, através das pesquisas do arqueólogo inglês William John Thoms. Em uma carta endereçada a revista The Athenaeum, de Londres, fou utilziado a palavra folklore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento)
Folklore passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Nos anos seguintes o folclore passou a ser fonte de estudos e foram criadas várias sociedades de estudos como a "Folklore Society" (Sociedade Folclórica) em Londres.
Na América o estudo sobre o folclore também aconteceu. Foi fundada em 1888, a "American Folklore Society" (Sociedade Americana de Folclore).
No Brasil não é diferente, o folclore brasileiro é discutido por vários estudiosos durante anos, onde já houve alteração no entendimento do que é folclore
"Folklore Society" (Sociedade Folclórica)
Fundada em 1878,a Sociedade Folclórica de Londres , após inúmeros debates, considerou o folclore os estudos das:
I – Narrativas tradicionais (contos populares, contos de heróis, baladas e canções, lendas);
II – Costumes tradicionais (costumes locais, festas consuetudinárias, cerimônias consuetudinárias, jogos);
III – Superstições e crenças (bruxaria, astrologia, superstições e práticas de feitiçaria);
IV – Linguagem popular (ditos populares, nomenclatura popular, provérbios, refrões e adivinhas).
American Folklore Society
Na American Folklore Society, o estudo da área do folclore foi ampliado devido a uma composição étnica diferenciada, sendo estabelecidas quatro categorias:
I – Cantos, as crenças, os dialetos, etc.;
II – O acervo literário dos negros localizados nos Estados do Sul;
III – Os usos e costumes presentes, sobretudo entre as populações do México e do Canadá Francês;
IV – As narrativas, contos e mitos dos índios norte-americanos
Folclore brasileiro
Carta do Folclore brasileiro define em seu capítulo I o folclore como o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO. A expressão cultura popular manter-se-á no singular, embora entendendo-se que existem tantas culturas quantos sejam os grupos que as produzem em contextos naturais e econômicos específicos.
Personagens do Folclore
...