Folclore brasileiro
Tese: Folclore brasileiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/10/2014 • Tese • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: Expressão Corporal e Folclore
PROFESSOR: Fátima Miguel
Aluno: Rodrigo Andrade
Aula dia 15/09/2014 - postado no e-mail da turma.
Prezados alunos!
Fazer visita ao link: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
A seguir, realizar as tarefas (digitadas neste modelo) sobre as questões sugeridas, para apresentação dos componentes dos grupos na aula do dia 15.09.2014.
Folclore Brasileiro
Contos populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações.
1) O que é Folclore?
Definição: O Folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática
Características do folclore
Antiguidade - vem de um tempo muito remoto.
Anonimato - nunca se sabe quem fez isto ou aquilo. Não tem autor.
Constância - sobrevive em todo país e em cada região com seu toque típico apesar do avanço da tecnologia.
Tradição - é narrado oralmente pelas pessoas mais idosas ás crianças.
Espontaneidade - é um modo de sentir, pensar e agir que os membros da coletividade exprimem ou identificam como seu, sem que isto seja levado por influência direta de instituições estabelecidas.
Funcionalidade - o povo não conhece o ato gratuito, tudo que faz tem um destino, preenche uma função, revela o modo de ser, a mentalidade de um grupo primitivo ou popular, exatamente pelas que cumpre.
Aceitação coletiva - sem ela nada se torna folclórico, esta aceitação faz com que o autor fique anônimo, e a obra passe a ser patrimônio de todos.
Outras características:
O folclore é também literatura, as inspirações do romantismo e muitas correntes do modernismo são tiradas do folclore.
Nosso folclore também é uma fonte inesgotável para fazerem monumentos, decorações de jardins, parques, etc.
É de valor integral na cultura, merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos, recreativos, assim o folclore favorece a aprendizagem e facilita o trabalho.
Forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas de nossa terra. Leva a conhecer os aspectos característicos de nosso povo e a preservar as nossas tradições.
O folclore oferece um campo muito vasto para aquele que pesquisa a língua de um povo e a preservar as nossas tradições.
2) Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil.
Destaque, pelo menos, dois exemplos de cada:
Lendas e Mitos:
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Bicho-Papão
Monstro grande, peludo, feio e comilão que assusta as crianças teimosas e desobedientes durante a noite. De acordo com o folclore, ele fica nos telhados das casas, esperando o momento certo de atacar. Esta lenda foi muito usada pelos pais do passado, como "recurso educativo" para ensinar as crianças, através do medo, a importância de respeitar e obedecer aos pais.
Contos:
3) Cantigas de Roda – Cirandas
O que são as cantigas de roda, cirandas, músicas infantis, exemplos, folclore brasileiro:
Defina: São brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem três filhas
Todas três por batizar
A mais velha delas todas
Ciranda se vai chamar
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
Descreva alguns exemplos de cantigas de roda: Marcha Soldado, Samba Lelê, O Cravo e a Rosa, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Atirei o Páu no Gato, Fui no Tororó, Pézinho, Terezinha de Jesus, Peixe Vivo, Sapo Jururu.
4) Danças Folclóricas do Brasil
Defina o que são danças folclóricas, coreografia, músicas, instrumentos musicais, história, principais danças, aspectos culturais: As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Maracatu: O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).
Frevo: Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.
5) Parlendas
Conceitue o que são parlendas e apresente alguns exemplos de parlendas populares, brincadeiras infantis, versos.
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?
Dedo Mindinho, Seu vizinho, Maior de todos, Fura-bolos, Cata-piolhos.
6) Trava Línguas
O que são? Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro individuo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
- Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
7) Folguedos
O que são? Os folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas). Os folguedos fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. Embora ocorram em quase todo território brasileiro, é no Nordeste que se fazem mais presentes.
Os principais folguedos da cultura popular brasileira são:
- Afoxé: dança-cortejo, típica da Bahia, e ligada aos rituais do candomblé.
- Bumba-meu-boi: típico folguedo da região Nordeste do Brasil. Possui uma miscigenação de elementos culturais africanos, portugueses e indígenas. Ocorre entre o mês de novembro até 6 de janeiro. Sua coreografia consiste em danças de rua, onde um homem veste-se de boi e comanda as coreografias.
- Caboclo: danças que representam a cultura indígena. Folguedo muito comum em Pernambuco e Paraíba.
- Cavalhada: típica das regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Os cavaleiros representam, em suas coreografias, as batalhas medievais entre cristãos e muçulmanos.
- Congada: espécie de dança-cortejo, ocorre em diversas regiões do Brasil. Representam a coroação dos antigos reis do Congo (África).
- Folia-de-reis: dramatização de rua em que é representada a viagem bíblica dos três reis magos. Ocorre entre o Natal e o dia 6 de janeiro (Dia de Reis).
- Maracatu: dança-cortejo típica de Pernambuco, ocorre no período do Carnaval. A dança ocorre ao som de zabumbas, conguês e taróis.
- Marujada: encenação nordestina que representa a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na Idade Média e também as conquistas marítimas européias dos séculos XV e XVI. Os personagens vestem-se com trajes de marinheiros, cristãos ou muçulmanos. Pandeiros, violões e outros instrumentos acompanham a encenação.
- Pastoril: encenação cujo tema principal é o aviso que o anjo Gabriel dá sobre o nascimento de Jesus Cristo. Típico da região Nordeste, os participantes dançam e cantam nas ruas. Meninas, enfeitadas com fitas e tocando pandeiro, dividem-se em dois cordões (azul e vermelho) e são acompanhadas por um grupo musical.
- Reisado: comum no Nordeste, este folguedo baseia-se na encenação do Natal. Os participantes, cantando e dançando, desfilam pelas ruas da cidade pedindo donativos. Os participantes usam roupa coloridas, fitas e chapéus. Em algumas regiões, integrantes usam figurinos representando reis, palhaços e estrela.
...