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Fotografia

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

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CÂMERAS

Câmeras Analógicas - filme

Câmeras Digitais – sensores digitais

Câmeras Compactas – câmeras point-and-shoot

Câmeras Compactas Ultrazoom (ou bridge) – mais gordinhas, com algumas poucas regulagens, não são semiprofissionais – compacta disfarçada; entre R$ 700 a R$ 1500.

DSRL (profissional) – digital simples lente reflefe (em inglês) – câmara com cortina e espelho – duas categorias conforme tipo de sensores: fullframe e cropado.

Sensor full frame – cerca 36 x24mm (tamanho do filme 35mm) – a imagem com mais bordas – quadro mais aberto.

Sensor APS-C (Sensor de Crop) – Fator CROP (fator de corte) – cerca de 22.2x14.8mm – sensores de tamanhos diferentes que geram imagens de tamanhos diferentes – quadro mais fechado e não mais zoom (aparenta mais zoom – imagem mais de perto);. Fator de crop da CANON é 1.6.

Mirrorless – idêntica DSRL sem espelho.

RESOLUÇÃO (Megapixels)

Definem as dimensões da foto em altura e largura – quanto mais megapixels, maiores as dimensões da foto, maior o espaço que vai ocupar no cartão de memória.

Se o sensor da câmera não tiver tamanho proporcional à quantidade de megapixels utilizada, a foto vai pecar em qualidade – uma câmera de 8 megapixels pode ser muito melhor que uma de 16.

Quanto mais megapixels “apertados” em menos espaço, mais ruído (granulado).

ZOOM

Zoom Óptico – zoom verdadeiro, criado pelo mecanismo da lente e não diminui a qualidade.

Zoom Digital – aumentar no Photoshop, foto pixelizada, qualidade ruim.

LENTES

mm – distância focal = zoom ótico = quantidade de zoom = é a distância entre onde a imagem cruza até o sensor.

Lentes Fixa – mais baratas, porém é necessário mais quantidade de lentes.

Lentes Zoom – diversos valores em uma só lente.

Quanto menor o valor, mais aberto será o ângulo, foto mais angulosa, às vezes deformada.

Lente Normal ou Meia-tele – de 35mm a 50mm – lente básica – 50 mm – se assemelha ao olho humano em relação a distância – boa qualidade de imagem – boa para retrato, foto de rua..

Lentes Grande Angulares – abaixo de 35 mm – aumenta o ângulo de visão – fazer fotos de arquitetura, paisagens – pode deformar as bordas.

Lentes Teleobjetivas – entre 70 a 200 mm – objetivo é aumentar os objetos – para safari, para fotos de longe, fotos de esportes, animais.

Lentes Superteleobjetivas – acima de 200 mm.

Lente Macro – faz foto de coisas pequenas – aproxima muito o foco – foto de joias.

Fisheye – Variável da grande-angular – captura 180º – vidro curvo – lente olho de peixe.

Tutishift – lente torta – deixa a imagem na metade borrada.

Observar as inscrições na lente

f 2.8 – abertura máxima do diafragma

SENSORES

É onde projeta a imagem. O sensor entende essa luz e a transforma em imagem.

Quanto maior o sensor, mais qualidade e nitidez as fotos terão, porque mais pontos de luz serão transformados em imagem.

O filme fazia a vez do sensor de hoje em dia.

Hoje tem 2 tecnologias:

CCD (Charge Coupled Device): muita qualidade de imagem, mais energia, mais caro, geralmente para câmeras compactas

CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor) – sensor comum, qualidade de imagem inferior CCD, gasta menos bateria, mais barato.

Quando se fala de sensor, lembra megapixel – dentro do sensor tem vários quadrados (pixels). Dentro de cada pixel tem RGB, quando a luz chega, esse pixel é transformado em uma imagem.

A grande diferença entre os sensores é o tamanho – quanto maior o sensor melhor será a nitidez da imagem final – mais pontos de luz serão transformados em foto.

Muitos megapixels em sensores pequenos é ruim – quanto mais megapixels em relação ao sensor, mais pixels (balde pequeno), quando os pixels são muitos pequenos ela não ganho luz, ai, a câmera aumenta a luz automaticamente.

Sensor fullframe – cerca 36 x24mm (tamanho do filme 35mm) – a imagem com mais bordas – quadro mais aberto

Sensor APS-C (Sensor de crop) – Fator CROP (fator de corte) – cerca de 22.2x14.8mm – sensores de tamanhos diferentes que geram imagens de tamanhos diferentes – quadro mais fechado e não mais zoom. Fator de crop da CANON é 1.6.

O TRIPÉ DA FOTOGRAFIA – Iso, Obturador, Abertura do diafragma – todos servem para controlar a luz.

Elementos ajustáveis que controlam a exposição.

Ao mudar pelo menos uma das variáveis, as demais precisam se ajustadas para termos o mesmo resultado, ou seja a mesma exposição.

Respeitar a relação entre as variáveis para obter a sua cena

ISO (sensor da câmera)

Sensibilidade do sensor para a luz que vai entrar.

ISO 100 é pouco sensível – ideal para onde se tem muita luz, muito sol.

Quanto menor o ISO, mais qualidade de imagem – ISO 100 ou ISO 200.

Em locais de pouca luminosidade é necessário aumentar o ISO. Quanto mais ISO, mais ruído.

ISO 100 precisa de mais luz, menos sensível, menor ruído (granulado).

ISO 3200 precisa de menos luz, mais sensível, maior ruído (granulado).

O valor do ISO é sempre o dobro – são os valores inteiros (sem terços) – nem todas as câmeras tem os terços – é bom ter para afinar

OBTURADOR (velocidade)

Controla por quanto tempo o sensor vai ser exposto à luz – o tempo da abertura da cortina/do diafragma.

Velocidade ou tempo para que o sensor fique exposto – em segundo – de 30 a 1/125s

Funciona com duas cortinas – uma abre outra fecha.

Controla se a imagem vai ficar borrada ou congelada.

Tempo curto – foto congelada – congela movimento, ação;

Tempo longo – foto borrada – dá movimento;

1s, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/30, 1/60, 1/125 e 1/250 são velocidades inteiras. As demais são as velocidades inteiras mais 1/3. Os valores inteiros são o dobro.

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