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Gesamtkunstwerk e Sistema de Identidade

Por:   •  11/4/2022  •  Seminário  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

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Gesamtkunstwerk e sistema de identidade

Odo Marquard

Reflexões sobre Schellingcriti de Hegel

De: Szeemann Harald: A inclinação para a obra de arte total. Sauerländer Verlag, Frankfurt am Main, 1983. P. 40 – 49.

  • Portanto, há tudo isso: a edição completa (I), o conselho geral de trabalhadores, o impulso total da virada, a comunidade total da mão, a universidade total, o catálogo total, a dívida total, a escola total, a multa total, o total forças armadas, a associação total e uma série de outras coisas relevantes; e como subconjunto genuíno desse total está a obra de arte total: o que é isso?
  • O primeiro requisito é que - ao separá-lo do artefato "mecânico" - a obra de arte se torne enfática e estética: este é um processo moderno, um processo da era estética. Pode-se - para aquelas áreas em que desde 1750 a filosofia a estética foi inventada - essa ênfase estética da obra de arte (entre outras coisas) deve ser entendida como salvadora da justiça das obras nas condições do protestantismo: uma vez que a "sola gratia" e a "sola fide" dos reformadores puseram em questão a relevância das "boas obras" para a salvação, devia-se às boas obras emigrar do território religioso para o território estético para manter a relevância salvífica. Nesse processo, as boas obras – logo por sua vez graciosamente interpretadas como obras do artista “dotadas” pela “graça natural” do “gênio” com a carga de trabalho da auto-redenção humana através da arte – agora se tornaram belas obras, apenas obras da arte: boas obras de arte e, finalmente, também - no desenvolvimento posterior - as "artes não mais belas": a arte sublime, sentimental, interessante, romântica, dionisíaca, de vanguarda e anti-arte.
  • O segundo requisito é que um novo conceito do todo faça uma carreira. Quase ao mesmo tempo que a ênfase estética da obra de arte, mas sobretudo no século XVIII, torna-se filosoficamente necessária e central onde o conceito de Deus e sua criação como conceito para o todo entra em dúvida, mas onde ao ao mesmo tempo, os seres humanos são verdadeiros criadores globais de sua realidade geral - como governante geral da natureza, como ator geral da história - não é realmente acreditado por causa de dúvidas justificadas sobre sua onipotência. Ali foi preciso criar um conceito para o todo que não fosse perturbado por essa indecisão - Deus ou homem - porque permaneceu neutro em relação tanto às visões gerais quanto às concepções gerais do perpetrador: esse era - como um novo conceito do todo - o conceito do "sistema", que agora - antes sobretudo na filosofia do idealismo alemão - teve seu grande período de sucesso.
  • O terceiro requisito é que o primeiro e o segundo requisitos se fundam: que o sistema se torne a obra de arte e a obra de arte se torne o sistema. Isso era óbvio. Onde os verdadeiros criadores - Deus e o homem - têm dificuldades com o sistema geral (e a arregimentação do conceito de sistema é justamente a indicação de que eles têm dificuldades), os criadores fantásticos aparecem em cena: os artistas; eles então saltam como pessoas inteiras para o todo, de modo que o todo – o sistema – é agora esteticamente definido como uma obra de arte e, finalmente, então – como resultado – há também uma busca concreta por aquela obra de arte que é o todo.
  • Isso aconteceu primeiro com Schelling, que explicou: "O significado real com o qual este" - seu - "tipo de filosofia deve ser entendido é, portanto, o estético, e por isso mesmo ... a arte é o verdadeiro organon da filosofia" ( III 351). Este é o momento de origem da ideia da obra de arte total. Por isso penso, por mais arriscado que seja e por mais aventureiro que possa parecer: a ideia da obra de arte total começa com o sistema "mais estético" do Idealismo alemão, "Sistema de Identidade" de Schelling (IV 113; X 107); e a crítica da ideia de obra de arte total começa com a crítica de Hegel ao sistema de identidade de Schelling.
  • O que não se discute é que o conceito de obra de arte total prevaleceu com os dramas musicais de Wagner, mesmo que ele tenha usado a palavra “obra de arte total” de maneira bastante casual (III 12, 29, 159) e nunca de forma programática. Mas: "Vamos lembrar nós” – escreve Nietzsche no caso de Wagner – “que Wagner era jovem na época em que Hegel e Schelling seduziram os espíritos” (II 924): foi nessa época que – pós-absolutista, pós-barroco – o que então começou em meados do século XIX à concretude estética: a ideia da obra de arte total. Minha sugestão - entendida como tese - é, portanto: ler a crítica de Schelling de Hegel como a primeira crítica à ideia de Gesamtkunstwerk, e assim mover o sistema identitário de Schelling - o criticado por Hegel - para a história da ideia de o Gesamtkunstwerk. estou tentando isso aqui seguintes cinco seções: 1. Um texto e uma pergunta; 2. finitude da emancipação; 3. Empoderamento da Ilusão; 4. Fusões, Difusões, Confusões; 5. Indenizações Precárias.

4. (Fusões, Difusões, Confusões). – O empoderamento da ilusão está agora, por assim dizer, invertido: a própria realidade não é mais a obra de arte, mas a obra de arte, por sua vez, quer se tornar realidade. Para isso, toma o poder de todas as artes individuais - alternativamente o poder da destruição de todas as artes individuais - juntos. Nesse sentido, a obra de arte total – que é, por assim dizer, o sistema identitário emigrado para uma obra de arte particular – teve várias manifestações. Não sua historiografia, mas no máximo sua tipologia se destina aqui. Parece haver – pelo menos – os seguintes quatro tipos de Gesamtkunstwerk. - Há:

a) a obra de arte total positiva direta: é aquela que combina todas as artes individuais em uma obra de arte para assim ganhar a dignidade da realidade. Essa era a obra de arte total que Richard Wagner estava procurando. Medido pelo sistema identitário, era uma limitação e, além disso, unilateral: uma aliança teatral entre arte e culto.

Começou - por volta de 1848 - com a revolução, que finalmente se tornou uma revolução na arte sob o signo de Schopenhauer. "O pessimismo de Wagner" - diz Adorno (XIII 134) - "é a atitude do rebelde desertor. ’ Mais uma vez, a expectativa revolucionária iminente, após sua decepção, busca consolo na obra de arte total. Lá, pelo menos, o “egoísmo” das artes deve ser derrotado por seu “comunismo” (Wagner, Die Kunst und die Revolution 1849; III 5) na obra de arte do futuro (1859: III 42ss., cf. 67). . Porque - diz Wagner - desde o colapso do senso comum grego "a grande obra de arte total grega" (III 29), "a grande obra de arte total da tragédia se dissolveu nos componentes artísticos individuais incluídos nela" (III 12 ) e atualmente o "drama" para "Ópera" se deteriorou (Drama e Ópera, 1851), ele deve agora finalmente renascer do espírito da música: agora, é claro, não mais como arte meramente "helênica", mas agora como "arte humana" (III 62) através da "reunificação" de todos os tipos de arte (dança, música, poesia: III 67 ss.; com a ajuda da arquitetura, escultura e pintura: III 123 ss.) ao "verdadeiro drama" (III 150), a "grande obra de arte universal do futuro" (III 63), através da qual "o egoísta se torna comunista, o uno e todos, o homem se torna Deus, a arte forma arte" (III 67) em “livre associação de artistas” (III 160 ss.), à qual finalmente pertencem todas as pessoas, “o povo” (III 169). Assim - diz Wagner - esta obra de arte total do futuro pode ser "ato imediato da vida" e "obra da própria vida" (IV 88). Parece-me que Wagner retoma inconscientemente o mito de Schelling da filosofia da idade do deus, cujo ego tem tanta dificuldade com seu id que o ser humano, que assim se torna autônomo, tem que ajudá-lo em sua salvação, e em seus dramas musicais ele lhe dá - extremamente im "Ring" - a forma em que permanece possível segundo Schopenhauer: como um mito do "Deus triste" (Wapnewski). A obra de arte total torna-se a adoração desse Deus que busca o fim, “a religião apresentada viva” (III 63), o culto da “nova religião” (III 123), a “religião do futuro” (III 63) .

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