Halloween - Dia das Bruxas
Artigo: Halloween - Dia das Bruxas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22vania2014 • 11/11/2014 • Artigo • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 344 Visualizações
Halloween - Dia das Bruxas
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou a meados do século XIX.
SÍMBOLOS DO HALLOWEEN
Os símbolos do Halloween costumam ser figuras relacionadas à monstros, personagens assustadores e imagens que provocam medo. Embora muitas imagens sejam usadas na data, a tradição aponta para alguns símbolos clássicos, como poderemos ver nas imagens abaixo.
Abóbora: um dos símbolos mais representativos do Dia das Bruxas. Nos Estados Unidos é comum acender uma vela e colocar dentro da abóbora na noite do Dia das Bruxas.
Gato preto: desde a Idade Média os gatos pretos são relacionados às bruxas. Existe um grande misticismo em torno dos gatos de cor preta. No Brasil é, de acordo com a cultura popular, relacionado ao azar.
Bruxa: um dos principais símbolos do Halloween.
Velas
As velas fazem parte do halloween há muito tempo, desde a época dos rituais celtas. O hábito de acendê-las tem como objetivo iluminar o caminho dos espíritos.
Morcego: tem a imagem associada ao Drácula e, portanto, também é uma figura presente na data.
Vassoura
Diz à lenda que as bruxas se deslocam por aí voando em vassouras de palha, por isso esse item doméstico é um símbolo do halloween. Os mais supersticiosos também acreditam que a vassoura limpa todos os pensamentos e sentimentos negativos.
Significado de algumas cores no Halloween
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.
Trick-or-treat
Trick-or-treat ("doce ou travessura" ou "gostosuras ou travessuras" em português) é uma atividade infantil e também adulta típica do Halloween, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguariais (geralmente doces) através da pergunta trick or treat?, em inglês, termo que pode ser traduzido como gostosuras ou travessuras? Em português. Se as pessoas responderem "doce" essas mesmas pessoas dão doces às crianças, se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween. Supõe-se que a tradição britanica e irlandesa de pedir o "soul cake" (bolo das almas), terá dado à tradição do trick or treat nos Estados Unidos. O trick-or-treat foi um dos ultimos elementos a ser associado à celebração do Halloween nos EUA.
Os primeiros registros remontam ao ano de 1920, mas só começou a ficar popular e a se espalhar pelos Estados Unidos depois da campanha Trick-or-treat for UNICEF em 1950. Hoje a atividade é popular nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda. É equivalente ao Pão-por-Deus que tem lugar no Dia de Todos-os-Santos. Essas atividades são ocorrentes no 31 de Outubro (Halloween).
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Críticas
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.
Fantasias de Halloween
A
...