Metamorfoses do Corpo na Construção da Personagem
Por: paulo_zacarias • 14/10/2019 • Relatório de pesquisa • 7.634 Palavras (31 Páginas) • 157 Visualizações
Paulo Zacarias Jamine RELATÓRIO DO TRABALHO DE FIM DO CURSO Relatório do projecto apresentado Ao Curso de Licenciatura em Teatro na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, Como requisito para a obtenção do grau de Licenciado em Teatro, Ramo de Representação. Membros do júri Josefina Massango (Presidente) Angelina Chavango (Oponente) Dadivo José (Supervisor) Maputo, ________________ de 20____ |
Declaração
Eu, Paulo Zacarias Jamine, declaro que este relatório nunca foi apresentado na sua essência para a obtenção de qualquer grau e constitui o resultado da minha investigação pessoal.
Maputo, ________________ de 20____
________________________________________
(Paulo Zacarias Jamine)
Dedicatória
À memória do meu pai, Zacarias Fernando Colo Jamine, que a direita de todo divino se assenta.
A toda família Jamine pelo carisma.
Agradecimentos
A concretização deste trabalho foi possível graças a colaboração, apoio, orientação, incentivo e direcção profissional de vários intervenientes das artes, colegas, amigos, admiradores, familiares, docentes, nos quais passo a endereçar os meus agradecimentos:
- Ao meu tio Carlos Filipe Jamine quem incentivou e deu todo seu máximo para que ingressasse no ensino superior e seguir com as artes como ciência;
- Ao professor Dadivo José, pela simpatia, atenção, direcção, disponibilidade e acima de tudo pelo grau de profissionalismo;
- Ao corpo docente em geral do Curso de Teatro;
- A Escola de Comunicação e Artes;
- Ao Centro de Teatro do Oprimido – Maputo (CTO-MAPUTO);
- A Associação Moçambicana de Teatro (AMOTE);
- Ao Lírico Eventos;
- Ao Grupo de Teatro Fragmentados;
- A Companhia de Teatro A Palhota;
- A todos amantes do Teatro e de Artes.
Índice
CAPÍTULO I 6
INTRODUÇÃO 6
Objectivo Geral 7
Objectivos Específicos 7
Problema 7
Hipóteses 8
Justificativa 8
Metodologia do Trabalho 9
Acções físicas 10
Improvisação 11
CAPÍTULO II 12
ANÁLISE TEÓRICA E CONCEPTUAL 12
Teatro Físico 13
Teatralidade e Corporeidade (Teatro Físico) 16
Crueldade 17
Teatro Pós Moderno 18
Conceito da Performance 19
Crueldade como Acção Transformadora da Performance 19
CAPÍTULO III 20
RESULTADOS 20
Processo criactivo 20
Escolha do Texto e Dramaturgia 21
Adaptação do texto 21
Encenação 22
Personagem 23
Direcção de Ensaios 23
Relação do Corpo e Espaço 24
Processo de Produção do Espectáculo 24
Conclusão 25
Referências Bibliográficas 26
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta como tema, “Metamorfoses do corpo na construção da personagem”. Na perspectiva Grotowskiana (2003), compreender as metamorfoses significa uma busca de formas e técnicas que são usadas para a construção de uma personagem. Desta feita, esta construção permite trazer uma breve compreensão de um campo mais aberto na materialização de vários meios que o corpo experimenta durante a construção da personagem. O uso desta técnica permite ao actor uma espontaneidade de raciocínios internos e externos perante aos vários estímulos corporais.
Esta discussão sobre as “Metamorfoses do Corpo na Construção da Personagem”, permitem explorar elementos dentro de níveis metafóricos que o actor vai experimentado, onde passa a envolver-se em um processo de criação que aproxima-se das suas angústias, felicidades, tristezas e dos sentimentos ligados ao seu mundo interior e exterior.
Acreditando numa transformação metafórica, fiz o cruzamento de ideias do Jerry Grotowsk, Antonin Artaud, Meyorlord, Lúcia Romano, com vista a traçar uma linha de acção que permite colocar o corpo mais expressivo em cena. Com efeito, foi usada como base o método de consulta bibliográfica, que por sua vez abrangia um vulto de leituras e análises de artigos cientificados e publicados por vários pesquisadores na área da Metamorfose.
De modo geral, através destas técnicas colocou-se o desafio de fazer um espetáculo capaz de explorar vários níveis de loucura do texto “Psicose 4.48” da escritora londrina Sarah Kane, e que sofre sua adaptação para “MetaPsicose 4.48”. Este, por sua vez, o espectáculo foi apresentado pelo Paulo Zacarias Jamine, estudante da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane pelas 18 horas e 30 minutos do dia 07 de Dezembro de 2018, no qual teve a supervisão do professor Dadivo José.
O trabalho ganha a seguinte estrutura: Capítulo I (Introdução, Objectivo Geral, Objectivo Especifico, Problema, Hipóteses, Justificativa, Metodologia) Capítulo II (Análise Teórica e Conceptual) e Capítulo III (Resultados, Conclusão e Referências Bibliográficas).
...