Michelangelo
Pesquisas Acadêmicas: Michelangelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorakseraos • 11/6/2014 • 1.987 Palavras (8 Páginas) • 630 Visualizações
Esculturas de Michelangelo
Nas esculturas de Michelangelo podemos ver impressa a magnífica utilização dos profundos estudos anatômicos do nosso incansável mestre. "Nascido para esculpir e não pintar." Assim dizia Michelangelo Buonarroti. Para ele esculpir era um ato de libertação da figura que estava presa no mármore. Michelangelo dizia que somente libertava a figura que estava escondida dentro do mármore. E não qualquer mármore, mas o de Carrara que era considerado um dos melhores mármores do mundo. E assim ele deu vida a suas esculturas, na arte de tirar os excessos, assim como ele dizia ser o ato de esculpir. Alguma de suas esculturas tem aspecto inacabado, e quando ele era questionado sobre o porquê de algumas esculturas aparentarem estar inacabado, ele respondia que somente retirava os excessos e que um maior desbastamento da obra faria com que ela perdesse a essência que havia ali contida. David é uma das esculturas de Michelangelo e representa os ideais florentinos. A Pietá foi considerada a máxima da perfeição, devido ao cuidado do artista em finalizar e polir sem deixar aquele aspecto inacabado que Michelangelo ás vezes deixava em suas obras. Moisés é outra escultura de Michelangelo que desperta a curiosidade devido o realismo e o mistério nos gestos do legislador dos 10 mandamentos. Os relevos: A Virgem na escada e a Batalha dos Centauros foram um dos primeiros trabalhos feitos pelo nosso incansável gênio, e, criados por ele em sua adolescência. O Crucifixo do Santo Espírito, foi descoberto no século XX. Michelangelo executou tal obra para doar em agradecimento ao local que facilitou e ofereceu meios para ele realizar os seus estudos anatômicos. A escultura de Baco foi encomenda de um rico banqueiro romano.
David de Michelangelo
A escultura de David de Michelangelo é conhecida como o "gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana.
Para criar David, Michelangelo utilizou um bloco gigante de mármore abandonado por outros artistas, estes diziam ser de difícil manuseio e assim o puseram de lado.
Em 1501, a comissão de obras e o novo governo florentino decidiram que este grandioso bloco de mármore seria transformado numa imagem a ser colocada em frente ao Palácio Vecchio e Michelangelo aceita este desafio.
Ele vê neste mármore rejeitado o gigante adormecido. Ele dizia que em seu ofício de escultor o que fazia era libertar a escultura que estava presa no mármore. E este grandioso e fascinante bloco de mármore foi um dos marcos na vida de Michelangelo porque assim ele se apropria do bloco e começa a trabalhar o colossal David. Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto. David era o humilde pastor de ovelhas (citado no antigo testamento da bíblia), no momento em que ele decide lutar contra o gigante Golias. No relato da Bíblia David mata Golias utilizando uma funda (uma espécie de estilingue da época) e coloca nela uma pedra e acerta a testa de Golias e assim o faz cair por terra. Então, ele é retratado por Michelangelo não como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro. E assim vemos o gigantesco David de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros de altura e segura na mão esquerda a funda que pende sobre o ombro e as costas e demonstra força e coragem num olhar determinado. Inicialmente a magnífica escultura foi colocada na Praça de Florença porque ela representaria segundo Michelangelo o símbolo das duas principais virtudes cívicas do renascimento florentino: a coragem e a fortaleza. As pessoas na época estranharam o fato do David de Michelangelo ser retratado nu, diferente das esculturas e pinturas de outros artistas que sempre retratavam David usando roupas. Porém, o colossal David foi colocado no centro da praça (Piazza della Signoria) durante longos anos, mas foi retirado do local para ser poupado da ação do tempo uma vez que já se encontravam vestígios de desgaste devido a permanente exposição ao ar livre. A escultura original foi restaurada e se encontra dentro da Academia de Belas artes de Florença.
A Pietá de Michelangelo é de admirável perfeição. Encanta-nos e inquieta ao mesmo tempo
A Pietá de Michelangelo é a perfeita visão de anatomia humana modelada pelas mãos de nosso grandioso artista aos 23 anos de idade. A virgem Maria segura o filho Jesus morto nos braços, uma cena trágica, porém inspirou Michelangelo em mais uma de suas importantes criações conhecida como "A Pietá de São Pedro" ou simplesmente a "Pietá de Michelangelo." A Pietá foi esculpida no melhor mármore do mundo, o mármore de Carrara. A polidez do mármore realça a beleza, a doçura e a jovialidade da virgem. Nenhum detalhe nesta obra fica inacabado, ela foi totalmente polida e finalizada. O contrato da Pietá foi firmado em 1498, e a encomenda foi feita por Jean Bilhères de Lagraulas, cardeal francês no papado de Alexandre VI. Lagraulas pretendia colocar a escultura de mármore em seu memorial. Dentro de um ano, em 1499 a Pietá foi concluída. O contrato foi cumprido fielmente em todas as suas cláusulas no que diz respeito ao prazo, perfeição e beleza da escultura. O cardeal Lagraulas faleceu antes de ver a sua encomenda finalizada, mas, de acordo com sua vontade a escultura inicialmente foi colocada na capela dedicada à nação francesa no Vaticano (Santa Petrolina). Em 1749 a imagem foi transferida para a capela de Nossa Senhora das Febres (velha sacristia de São Pedro). Hoje se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano, no lado direito de quem entra na igreja. Em 1972, aconteceu algo inusitado que nos separou de apreciar de perto a bela Pietá. Um louco entrou na igreja de São Pedro e golpeou com um martelo a cabeça da virgem, atingindo de cheio o olho esquerdo e a ponta do nariz da belíssima escultura. Por causa deste ato de Vandalismo, foi colocada uma redoma de vidro inquebrável para proteger a escultura de Michelangelo. A perfeição da Pietá encantou e ainda encanta os visitantes e inquietas os artistas. Michelangelo compôs a imagem de Jesus dentro da limitação do corpo da virgem, de modo que este coubesse no manto e assim nos dá a idéia da ligação entre mãe e filho. "Giorgio Vasari" (pintor e arquiteto italiano conhecido por suas biografias de artistas italianos) registrou: "É de maravilhar que, a mão do artifício, pudera divina e propriamente fazer em pouquíssimo tempo algo tão admirável." Penso que devido à tamanha beleza e perfeição, Michelangelo autenticou a sua Pietá o que não fez com as outras obras.
Moises de Michelangelo - O profeta dos 10 mandamentos de Deus.
O Moisés de Michelangelo
...