Movimento Artistico Art Pop
Pesquisas Acadêmicas: Movimento Artistico Art Pop. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filiperenner • 6/11/2014 • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 575 Visualizações
Filipe Renner
PRODUÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA ART POP
Colégio Ulbra Palmas
Palmas-TO – 2013
Filipe Renner
PRODUÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA ART POP
Dissertação apresentada no curso de História da Arte à instituição Colégio Ulbra Palmas, como adaptação à avaliação na disciplina anteriormente mencionada.
Orientador: Prof. Marcelo Antunes
Colégio Ulbra Palmas
Palmas-TO – 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 4
OBJETIVOS .............................................................................................................. 5
PRODUÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO .................................... 6
CONCEITUAÇÃO HISTÓRICA ............................................................................... 6
PRIMÓRDIOS DA PESQUISA PRÉ-HISTÓRICA ....................................................... 6
ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA ..................................................................................... 6
CAVERNA DE ALTAMIRA ..................................................................................... 7
CAVERNA DE LASCAUX ...................................................................................... 8
CAVERNA DE EL CASTILLO ................................................................................. 8
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA ART POP ............................................................. 9
ANEXOS .................................................................................................................. 11
CONCLUSÃO .......................................................................................................... 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................ 16
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
PRODUÇÃO ARTÍSTICA NO PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO
Conceituação histórica
Define-se como pré-história o período que antecede a produção de registros escritos, evento este que marca o começo dos tempos históricos, o que data há aproximadamente 3500 anos a.C.
Como nesse período inexistem registros escritos, nota-se a importância da arte da época no estudo de tal era. Arte esta que se fundamenta basicamente na produção de gravuras rupestres, estatuetas, pinturas e desenhos.
Primórdios da pesquisa Pré-Histórica
A relação que o Homem pré-histórico tinha com essa produção não é determinada com exatidão, já que tudo o que se sabe é resultado de pesquisas de antropólogos e historiadores.
A investigação pré-histórica inicia-se em 1823, quando é descoberto o primeiro fóssil de um ser humano moderno. Seis anos após, em 1829 é descoberto o primeiro fóssil de um neanderthal, fato que se repete em 1848 e em 1856.
Destacaram-se neste estudo Charles Darwin e Gregor Mendel. O primeiro publicou em 1859 a origem das espécies Anexo 1, o segundo publicou no ano de 1865 os resultados das suas experiências genéticas.
Arte da Pré-História
As primeiras produções artísticas criadas pelo homem não foram criadas para faceirar o corpo ou decorar cavernas, mas com um intuito mítico-religioso: controlar ou aplacar as forças da natureza. O que hoje consideramos como arte, representava aos homens das cavernas formas de sobrevivência, poder e magia.
As primeiras expressões eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes das cavernas. Como grande característica dessa produção, destaca-se o Naturalismo: representava-se o mundo que cercava o produtor.
Algo que instiga os estudiosos é a capacidade dos criadores interpretarem a natureza. As imagens que representavam animais temidos – como bisontes e outras feras – eram carregadas de traços que revelam força e movimento Anexo 2. Já as que representam renas e cavalos, revelavam traços de leveza e fragilidade Anexo 3.
Ainda na pintura rupestre, há registros de pinturas de mãos em negativo Anexo 4.
Nota-se uma linha ténue que divide a realidade e a representação. Ao se pintar um animal, implantava-se o maior realismo possível, para que a caça bem sucedida na pintura se tornasse realidade, ou ainda, que a representação de uma manada resultasse na sua real criação, beneficiando o homem em fartura de alimento e prosperidade Anexo 5. De tal modo, se crê que as estatuetas femininas sejam amuletos relacionados à fertilidade, fator crucial para a sobrevivência de um grupo.
Em tais estatuetas, hoje designadas por “Vênus”, nota-se características semelhantes entre si: são representadas nuas, de pé, revelando os elementos mais representativos do corpo feminino em linhas exacerbadas, que se traduz em peitos, ventre e ancas volumosos, em oposição a braços e pernas
...