O Ensaio Cisalhamento
Por: Emília Alves • 14/11/2018 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
O uso de ensaios laboratoriais é de extrema importância na obtenção e análise de diferentes parâmetros dentro da engenharia civil, para o estudo dos solos e sua resistência os ensaios são essenciais e, sem eles não seria possível o conhecimento de dados e suas aplicações em cálculos.
Uma das principais propriedades do solo é a estabilidade, o procedimento para a obtenção da resistência ao cisalhamento envolve o estudo da estabilidade e de estrutura, utilizados em projetos geotécnicos, de taludes, barragens e outros. Os carregamentos ou tensões aplicadas sobre o solo, sejam elas cargas na superfície ou o próprio peso do solo contribuem para o desenvolvimento de tensões cisalhantes.
O ensaio de cisalhamento direto consiste no deslizamento de metade do corpo de prova causado por um aparato, com essa deformação, para cada tensão normal à superfície do deslizamento, é determinado o valor da tensão cisalhante que é necessária para provocar o cisalhamento. Neste ensaio a tensão vertical é mantida constante e a tensão cisalhante é medida em função da tensão horizontal imposta ao corpo de prova.
É um dos mais antigos procedimentos para determinação da resistência ao cisalhamento e se baseia diretamente no critério de Coulomb. Aplica-se uma tensão normal ao plano e verifica-se a tensão cisalhante necessária para a ruptura.
A correta análise dos dados e do conceito que envolve a determinação da resistência do solo que é um dos pontos principais a ser notado na mecânica dos solos, é indispensável no estudo de estabilidade de estruturas projetadas na engenharia civil e garantirá que a estrutura se mantenha conforme foi projetada durante sua vida útil.
2. OBJETIVOS
Determinar os parâmetros de resistência do solo, c (coesão) e φ (ângulo de atrito).
Obtenção das coordenadas de pontos das envoltórias de resistência do solo.
Informações quanto a deformação volumétrica durante o ensaio
3. EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Caixa de cisalhamento
Prensa de cisalhamento
Balança com capacidade de 1000g e precisão de 0,01g
Talhador
Proctor
Facas, espátulas de alumínio
Paquímetro
Anel de cisalhamento
4. PROCEDIMENTO
4.1 Preparo do Corpo de Prova
Compactar a amostra (com o método de compactação de Proctor) sob as condições de grau de compactação e umidade especificada, nas medidas do anel inferior de cisalhamento ou da referência do próprio anel.
Recolher o material não utilizado para a determinação da umidade em três cápsulas.
Talhar o corpo de prova empurrando aos poucos o molde metálico para baixo de forma a se obter o novo corpo de prova na geometria do molde, o corpo deve preencher todo o volume do molde.
Pesar
...