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O que é Rap, sua história e seu meio socioeconômico e cultural

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Por:   •  27/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.412 Palavras (30 Páginas)  •  326 Visualizações

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AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA

LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS

O RAP EM UMA ABORDAGEM SOCIOEDUCACIONAL

Autora: Caroline Verona de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Cláudio Silveira Maia

JUÍNA/2010

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AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA

LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS

O RAP EM UMA ABORDAGEM SOCIOEDUCACIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Graduação em Letras – Habilitações Português/Inglês e Respectivas Literaturas, do Instituto Superior de Educação da AJES, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras.

Autora: Caroline Verona de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Cláudio Silveira Maia

JUÍNA/2010

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AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA

LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS

BANCA EXAMINADORA

______________________________________

Prof. Ms. Rafael Eisinger Guimarães

______________________________________

Profa. Ms. Solange Raquel Weber

______________________________________

ORIENTADOR

Prof. Dr. Cláudio Silveira Maia

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Agradecimentos

Agradeço a Deus e a todos que direta e indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho, especialmente aos meus mestres: Professores Rafael, Solange e Cláudio, pela colaboração sempre irrestrita.

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Dedico:

À minha mãe

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Resumo

Analisou-se neste trabalho a capacidade de definição e direção dos comportamentos e representações sociais que a comunidade e a sociedade incorporam na narrativa do Rap. Dessa forma, abordamos como exemplo uma das letras do Rap brasileiro enquanto poesia conversacional urbana e denuncista que se caracteriza por usos particulares da língua portuguesa, que aí se apresenta como que reconfigurada em tons mais radicais, introduzindo gírias e deformações sintático-morfológicas e neologismos, visando, sobretudo, uma representação da linguagem periférica cotidiana e depreciada das grandes cidades. Tratou-se, portanto, de uma abordagem sociológica de conteúdo e forma exemplares de uma letra do Rap brasileiro, intitulada “A Vingança”, composta e interpretada pelo Grupo Face da Morte.

Palavras-Chave: Rap, Habitante da periferia, Representação e Comportamento Sociais, Discurso do Marginalizado.

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Abstract

One analyzed in this work the capacity of definition and social direction of the behaviors and representations that the community and the society incorporate in the narrative of the Rap. Of this form, we approach as example one of the letters of the Brazilian Rap while urban and denouncer poetry conversational that if characterizes for particular uses of the Portuguese language, that is presented there as that reconfigured in more radical tones, introducing syntactic-morphologic slangs and deformations and neologisms, aiming at, over all, a representation of the daily and depreciated peripheral language of the great cities. It was treated, therefore, of a sociological boarding of exemplary content and form of a letter of the Brazilian Rap, intitled “A Vingança” (the Revenge), composed and interpreted by the Brazilian Group “Face da Morte” (Face of the Death).

Word-Key: Social Rap, Blacks, Representation and Behavior, Speech of the Kept out of society one.

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SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 09

CAPÍTULO I – O que é Rap, sua história e seu meio socioeconômico e cultural...... 12

1.1 O Rap no Brasil .................................................................................................... 17

1.1.1 O Grupo de Rap Face da Morte e a música “A Vingança” ............................... 17

CAPÍTULO II – Análise da Música “A Vingança” ....................................................... 20

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................... 28

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 30

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INTRODUÇÃO

Em nossos estudos que antecederam a realização desta monografia, quando ainda na composição de nosso projeto de pesquisa, verificamos pouco a pouco que o Movimento Hip Hop parece estar marcado por dois paradigmas específicos na caracterização da sociedade e da comunidade. Os primeiros se reportam a uma certa lógica elitista, portanto classista, que já num primeiro olhar nos revela que, se de um lado está uma elite, do outro estará uma classe de menores, os segundos ou secundários, os marginalizados ou excluídos que compõem as motivações sociais coletivas das camadas populares. Essa dualidade de opostos é, pois, conforme pudemos entender, a principal matriz argumentativa do Rap brasileiro.

É então matéria de nosso interesse neste trabalho a capacidade de definição e direção dos comportamentos e representações sociais que a comunidade e a sociedade incorporam na narrativa do Rap. Dessa forma, abordaremos como exemplo uma das letras do Rap brasileiro enquanto poesia conversaciona1l urbana e denuncista que se caracteriza por usos particulares da língua

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