PORTFÓLIO INDIVIDUAL JORGE 2º SEMESTRE
Por: jorgelesley • 28/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.444 Palavras (10 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de trazer, dentro das Tendências Pedagógicas e na prática escolar, a responsabilidade que temos com os nossos alunos. Tendo assim o interesse em desenvolver esta pesquisa que surgiu da necessidade de articular teoria-prática nas exigências regular generalizando assim uma proposta pedagógica, onde ministro o desenvolvimento da mesma que servirão de suportes para as discussões sobre a prática escolar, uma vez que é trabalhada contempla nas observações de situações escolares, registro das observações realizadas, reflexão e resolução de situações-problema contextualizadas e articuladas dentro de uma aprendizagem.
Pensando nessa riqueza da prática escolar, junto com a realidade brasileira, o tema escolhido para o trabalho individual é apresentar, as idéias principais de cada grupo de tendências, liberais e progressistas, na divisão de José Carlos Libâneo. Vendo que o objetivo deste artigo é verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação continuada de professores.
DESENVOLVIMENTO
Diante de, diversos estudos e pesquisas foram desenvolvidas a fim de aprimorar a integração dessa clientela na sociedade e no ambiente educacional.
Surgindo assim, as principais ideias da Pedagogia liberal e que traz, a tradicional, renovada progressivista, e a renovada não-diretiva e tecnicista. Na Pedagogia progressista, traz a libertadora, libertaria, e crítico-social dos conteúdos.
1.1 A Pedagogia Liberal conforme Libâneo nas diferentes Tendências pedagógicas representa uma continua transformação filosófica e políticas que interfere nas praticas didáticos pedagógicos. E sobre tudo, a vertente voltada para os aspectos sociopolítico que nele implica diferentes concepções do homem, sociedade e em presuposte com o papel da escola aprendizagem que tinha como foco, o interesse para as condições de interação social. E também finaliza a escola como formadora de alunos para exercerem do seu papel social, e que seja respeitado durante as oportunidades de igualdades em todas as condições.
1.2 Tendência Liberal Tradicional, a escola deve preparar os alunos para assumirem seus papéis na sociedade, trabalhando com conteúdos que formem intelectual e moralmente o aluno, pois os problemas sociais não devem penetrar na escola( Libâneo 1994b). Essa tendência resistiu ao longo dos anos e coloca o aluno diante do conhecimento acumulado pela humanidade. Sendo que a Educação formal deve dar conta da transmissão da realidade de mundo, assim o ensino está centrado no professor, que tem autoridade máxima na sala de aula, os conteúdos são conhecimento acumulados de geração a geração, não relacionados com a realidade do aluno. Considerando que na Tendência Tradicional os conteúdos, são os conhecimento e valores sociais acumulados pela gerações e passado para os alunos como verdade. No convívio professor-aluno sempre fica a autoridade do professor e a obediência do aluno, por meio de uma atitude receptiva dos alunos, e ausência de comunicação entre eles. O professor transmite os conteúdos com muita verdade e segurança e não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. Assim a educação é entendida como instrução e é vista como um produto e acredita-se que a inteligência seja capaz de guardar uma série de informações, e a escola, como um local bom onde ocorre a educação, que faz parte da vida do aluno, e o professor é quem transmite para o aluno, em que os conteúdos devem ser assimilados e os modelos apresentados imitados, sendo necessária para tal, a intervenção pedagógica do professor. Todos devem seguir o ritimo de trabalho de professor, cabe o aluno memorizar, reproduzir de forma automática, sem reconstrução pessoal”(MIZUKAMI,2002).
1.3 A Tendência Liberal Renovada Progressivista e/ ou Escola Nova, De acordo com Luziriaga (1980), p 277) que a educação nova entendemos a corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista dando sentido vivo e ativo a nova escola, por isso esse movimento deu esse nome de” ESCOLA ATIVA”. Com os manifestos dos pioneiros com a escola nova clamava pela reconstrução da educação no Brasil, combatendo os princípios da escola tradicional. Na tendência liberal renovada ou também conhecida como Escola nova, o individuo é considerado o centro de todo processo de ensino aprendizagem, pois este constrói o conhecimento de maneira ativa.
Sobre a Escola Nova Nova, Cunha(1996, p7) afirma que:
Essa discussão quanto aos legítimos fins da Escola Nova ocupou grande parte do cenário educacional durante os primeiros anos da década de trinta no Brasil. Os defensores da educação nova, exemplo de Lourenço Filho e Anisio Teixeira, que pesassem as diferenças entre eles, tendiam a sustentar que a educação renovada, no afã de difereciar-se de ensino tradicional, não deveria enveredar em extremo no ideal respeito pela individualidade infantil.
Segundo a teoria de Libâneo, a tendência liberal renovada acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. A tendência liberal ou renovada ou também conhecida como escola nova. Tendo como parâmetro o desenvolvimento das aptidões individuais. a escola renovada o aluo é considerado como um ser que constrói e reconstrói sua própria historia e sua identidade pessoal e social e está em permanente construção, e seus poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados. A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social.
...