Peça Os Amores de Vinicius de Moraes
Por: Ingrid Medeiros • 7/3/2017 • Bibliografia • 929 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
Peça – (Os Amores de Vinicius de Moraes)
Namorador que só, Vinícius não perdia nenhuma oportunidade de xavecar uma mulher. Casou-se nove vezes, pulando de galho em galho e, muitas vezes se relacionava com várias ao mesmo tempo.
“O primeiro amor foi aos 7 anos. O nome dela era Branca.(Pausa para o personagem).” E tem mais, quando jovem, não exitava em pegar as amigas de sua irmã.
1.Beatriz Azevedo de Mello – Fernanda
De malas prontas para Inglaterra, Vinicius conhece Beatriz Azevedo. Mas conhecida como Tati. A musa do Soneto de fidelidade (e também da personagem Narizinho, de Monteiro Lobato) casou-se com o poeta por procuração, enquanto ele estudava literatura na Inglaterra. (Pausa para os personagens).Tiveram dois filhos (Susana e Pedro) nos 11 anos em que estiveram juntos.
2. Regina Pederneiras – Júh
Ainda casado com Tati, Vinicius envolveu-se com Regina Pederneiras, arquivista do Itamaraty. Acabou se casando com ela no religioso, mas a esposa oficial descobriu e mesmo assim perdoou a traição (Pausa para os personagens). E Vinicius voltou para Beatriz.
3. Lila Bôscoli- Astrô
Bisneta da compositora Chiquinha Gonzaga, a moça de 19 anos Lila Bôscoli foi apresentada ao poeta por Rubem Braga (Pausa para os personagens). Casaram-se em 1952, viveram juntos por sete anos e geraram (Georgiana e Luciana).
4. Maria Lúcia Proença – Binha
Maria Lúcia e Vinicius conheceram-se quando adolescentes e se reencontraram em uma festa quase vinte anos depois (Pausa para os personagens). Ela era casada, e trouxe um filho pequeno da união anterior. O relacionamento de cinco anos, iniciado em 1958, teria inspirado a crônica “Para viver um grande amor”. Lucinha, sobrinha de um amigo de Vinicius, pegou a fase bossa- nova do compositor.
5. Nelita de Abreu – Andry
Namorada de um pseudo-aluno de Vinicius, não resistiu à paixão pelo poeta(Pausa para os personagens). Nelita de Abreu não pensou duas vezes em trocar o namorado por Vinicius e se casou com ele, no alto de seus míseros 18 anos. Mesmo com três décadas de diferença, o casamento durou cinco anos.
6. Cristina Gurjão – Astrô
Na juventude Cristina Gurjão levou uma paquerada do galanteador e respondeu com uma guarda-chuvada (Pausa para os personagens). Anos depois se derreteu pelo poeta. O relacionamento durou menos de um ano, mas gerou a filha caçula do poeta,( Maria), e a clássica “Pela luz dos olhos teus”. Mesmo com a esposa grávida de cinco meses, ele acabou se envolvendo com Gessy.
7. Gesse Gessy – Júh
A atriz baiana Gesse Gessy, de 26 anos mais nova que Vinícius, fugiu com o poeta para a Bahia. Logo começaram as brigas, Vinícius reclamava da casa e não largava o copo de uísque. Gesse se irritava e corria atrás dele com uma vassoura na mão e um tamanco em outra (Pausa para os personagens). casada com Vinicius entre 1969 e 1976, foi responsável por levá-lo para viver em Salvador, o que alterou tanto o estilo de vida do poeta quanto sua produção musical.
8. Marta Regina Santa Maria – Fernanda
A argentina Marta era 40 anos mais jovem que Vinicius. Ele conhece a estudante de direito em um show em Punta del Este. Ela foi até o camarim do poeta e em um picar de olhos ela já estava o acompanhando em suas várias viagens com Vinicius e Toquinho pelo mundo (Pausa para os personagens). Eles ficaram juntos dois anos.
9. Gilda de Queirós Mattoso – Binha
A produtora cultural Gilda de Queirós era 40 anos mais nova que Vinícius. Parece que de alguma forma, o poeta sabia que ela seria a última esposa e a apresentava como sua viúva (Pausa para os personagens). Dito e feito. Ela foi apaixonada pelo poeta por quase uma década até engatar o relacionamento. Gilda o acompanhou nos dois últimos anos de vida.
...