Questionario Psicanalise
Por: mayarameeelo • 6/11/2015 • Projeto de pesquisa • 791 Palavras (4 Páginas) • 648 Visualizações
Faculdade Luciano Feijão
Curso de Psicologia - 7º semestre
Disciplina: Saúde Coletiva
Prof.(a): Danielle
A BIOMEDICINA
(Resenha crítica)
Francisca Aparecida N. Carvalho
Fabiana Pontes Ferreira
Sobral-CE
05 de outubro de 2015
A Medicina Oriental Contemporânea, ou seja, a biomedicina, corresponde a racionalidade da mecânica clássica, isolando componentes discretos, fazendo depois uma reintegração destes em seus mecanismos originais.
Para a visão analista mecânica, a medica tem origem a partir da a átomo-clínica, que aquela medicina do corpo, das lesões e das doenças. Contudo, a nova Ciência, tem a necessidade de outros objetivos, na qual ao seja uma característica da doença, apenas os sintomas.
Assim constitui-se uma das vertentes da caracterização das doenças, que serão percebidas como um fenômeno vital, mas como uma expressão de lesões celulares. Então essa mudança de como enxergar a doença, passa a ser uma categoria centralizada do saber e pratica medica, consolidando-se como uma ciência das doenças. No entanto com essa nova reformulação da concepção de doença, surge a necessidade de transformações nas instituições tanto na prática como no ensino da medicina, pois ela se configura com uma característica extremamente hospitalar.
O hospital no século 18, não era ainda considerado um ambiente de tratar, só era uma maquia de pesquisa e ensino, daí surge a necessidade de transformação.
O pensamento médico- ocidental sempre se referiu ás doenças, em que elas são objetos de existência própria na qual a ocorrência de lesões era decorrente de uma série de eventos desencadeados a partir de uma ou várias causas.
Desse modo tem-se uma perspectiva dualista da racionalidade médica, ou seja, a normalidade em oposição a patologia
O Modelo biomédico se introduz em torno do século XIX, como o modelo predominante usado por médicos no diagnóstico de doenças.
De acordo com esse modelo, a saúde constitui a ausência de doença, o que torna a condição humana normal "saudável". O foco do modelo sobre os processos físicos, tais como a patologia, a bioquímica e a fisiologia de uma doença, não leva em conta o papel dos fatores sociais ou subjetividade individual, e ignora o fato de que o diagnóstico resulta numa conversa entre médico e paciente.
A doutrina médica deu-se através dos modelos científicos vindos do desenvolvimento da Física clássica e tendo apoio nos estudos anatomopatológicos, fazendo referência ao conceito de doença, suas causas, evolução e tratamento.
Uma das características importantes no que diz respeito a pratica discursiva é fazer referência a três domínios teóricos que seria a denominada ‘’ totalidade do homem’’, são eles: a biologia, psicologia e sociologia na qual condensa-se em apenas um termo: biopsicossocial. No entanto os termos ‘’pisco’’ e ‘’social’’
...