TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recuperação Do Canal Cheonggyecheon

Artigo: Recuperação Do Canal Cheonggyecheon. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  1.226 Visualizações

Página 1 de 3

Recuperação do canal Cheonggyecheon

1. A Historia

Localizado no centro da cidade de Seul na Coreia do sul, o rio Cheonggycheon foi construido durante a Dinastia Joseon (1392-1410) com a função de dreno, porém depois de centenas de anos ele se tornou um esgoto ao céu aberto, devido ao grande crescimento populacional e desgovernado.

Com a necessidade de uma nova infra-estrutura para atender a demanda excessiva de veiculos e vias de locomoção, o rio cheonggycheon foi encoberto e transformado em uma via expressa.

Com o tempo essa via tornou-se um simbolo de degradação da cidade, com isso em 2003, urbanistas decidiram derrubar a auto-estrada para revitalizar a área. A via foi removida e o córrego foi recuperado e transformado em um impressionante parque urbano linear de 5.8km de extensão, 400 hectares e 80 metros de largura.

O projeto de restauração levou em tornou de 3 anos e custou aproximadamente de 300 milhões de dolares, hoje o local se tornou uma parte do convivio social, com familias, amigos e casais. Apesar da retirada da antiga Cheonggye Expressway, seus pilares foram deixados no local como simbolo da industrialização do pais.

2. Do projeto

O projeto de restauração do Cheonggyecheon teve o propósito de preservar a identidade unica e do ambiente natural e reforçar o comércio que cercava o local.

75% dos escombros da via expressa foram reciclados e re-utilizadas na restauração. Mais de 5.000 mil azuleijos foram pintados pela população, expressando todos os desejos que esperavam para o futuro do Cheonggyecheon. Estes azuleijos foram colocados nas margens do riacho e hoje podem ser vistos por todos.

2.1 A Arborização

Diversas arvores foram reintroduzidas e outras voltaram naturalmente, como o Salgueiro e a Norangkkot Íris, que se espalham por toda extenção do rio, tornando a região rica em vegetação.

2.2 O uso e a ocupação do solo

Para dar identidade ao lugar, o urbanista criou ao longo do parque linear 21 pontes para pedestres, permitindo a passagem de um lado a outro do rio.

No extremo leste foi criado um museu para que a história do Cheonggyecheon seja relembrada. Considerado o ponto de partida da revitalização, a Cheonggye Plaza está localizada na extremidade onde é a fonte e uma cachoeira que dá inicio ao projeto.

Para reduzir o gabarito das edificações paralelas ao parque e o fluxo de veiculos houve um remanejamento dos comerciantes do entorno.

2.3 O Mobiliario

Foi implantado um parque ribeirinho com trilhas e calçadas de alta qualidade, além de praças públicas. Foram construídas faixas exclusivas para ônibus ao longo de 57,6 km de ruas congestionadas e o governo municipal deu início à elaboração de planos para faixas adicionais de ônibus como parte de uma iniciativa mais ampla para aperfeiçoar todos os aspectos do sistema de transporte público da cidade.

2.4 O sistema Viário

Foi usada uma solução muito simples e eficiente para resolver o problema do trânsito, a malha de transporte publico coletivo foi ampliado e obteve melhorias para que fosse uma ótima escolha para a população, que aderirão a ideia e começaram a deixar os veículos "individuais" e usar o transporte coletivo, este agora muito mais moderno e confortável para que atenda as necessidades dos seus usuários e também sirva para diminuir o volume do transito na cidade, e consequentemente a poluição emitida também teve uma grande redução.

Seul também fez mudanças no fluxo dos veiculos, o que antes saia da autopista para o entorno modificou. Agora o parque linear distribui o fluxo de veiculos para os demais bairros sem haver concentração de veiculos em uma única via.

2.5 Fachada

Durante todo o percurso restaurado é possivel andar dos dois lados do riacho, por caminhos que foram projetados com materias variados , tanto com superficies lisas e asperas e algumas pranchas de madeiras utilizadas com pedras.

Algumas rochas foram implantadas dentro d'água para atravessia, e as paredes de granito que cobre as margens se projetam de formas irregulares

3. Efeitos

As temperaturas dos solos e da superficie próximas ao novo canal reduziram em média 3,6°C em relação às zonas que se encontram a 400 metros da intervenção;

Mais de 30.000 pessoas utilizam o parque a cada final de semana;

Redução do uso de veiculos particulares;

Aumento significativo do uso de transporte publico;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/projeto-restauracao-cheonggyecheon-seul-parques-lineares-552633.shtml

http://www.unucet.ueg.br/biblioteca/arquivos/monografias/Capitulo_3__Referencias_Projetuais_TFG2.pdf

http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/234/restauracao-do-cheonggyecheon-seul-coreia-do-sul-296126-1.aspx

http://www.ipcp.org.br/References/Agua/aguaRiperian/Parque_Seul.pdf

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »