Relatório De Visita à Exposição CCBB
Casos: Relatório De Visita à Exposição CCBB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eve.arqui • 2/5/2014 • 531 Palavras (3 Páginas) • 695 Visualizações
Relatório da Visita
YAYOI KUSAMA | Obsessão Infinita
19/02 a 28/04 | Quarta a segunda-feira | 9h às 21h
Galeria I, Galeria II, Sala Multiuso, Pavilhão II, Jardins
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Data da Visita 27/03/2014
A ARTISTA
Yayoi Kusama nasceu na cidade de Matsumoto, no Japão em 1929. É uma das mais importantes artistas japonesas da atualidade, conhecida por sua obsessão por pontos e bolas. Cria e produz as suas obras no local onde vive por vontade própria: uma clínica psiquiátrica em Tóquio, desde 1977.
Começou a produzir seus trabalhos poéticos em papel nos anos 1940, antes de iniciar sua celebrada série Infinity Net (Rede Infinita) no final dos anos 1950. Essas pinturas são caracterizadas pela repetição obsessiva de pequenos arcos pintados, aglutinados em padrões rítmicos maiores.
A EXPOSIÇÃO
Coloridas, iluminadas, pintadas, em movimento ou não, a exposição é suficientemente intrigantes para provocar filas de expectativa e deslumbres cheios de sorrisos.
É a primeira mostra no Brasil, vindo para Brasília, depois de passar pelo Rio, onde recebeu muitas centenas de visitantes. Contando com aproximadamente 100 obras que cobrem o período de 1949 a 2012, constando muitas pinturas, trabalhos em papel, esculturas, apresentação de slides e instalações.
A maior parte da exposição não pode ser fotografada. Mas nas peças mais interativas o registro é permitido.
AMBIENTES
Foram muitas salas. Algumas delas: Sala interativa chamada Sala da Obliteração, Sala dos espelhos com Falos, Sala Histórica, Sala de Telas, Sala Cheio de Brilho de Vida, entre outras. C
omeçamos a sentir o mundo de Yayoi Kusama e toda a sua compulsão por bolinhas desde a entrada da exposição e acabamos sentindo que e o seu poder é mágico.
A primeira sala que visitamos permitia que a obra fosse construída pelo próprio espectador. Numa sala completamente mobiliada, originalmente toda branca, nós, os visitantes, fomos convidados a colar adesivos em formato de bolas coloridas.
1 e 2.Sala interativa, ambiente originalmente branco que foi colado com bolinhas adesivas pelos visitantes.
3 e 4.sala dos espelhos com falos que brotam do chão e outra com 279 luminárias coloridas.
Segundo um dos curadores da mostra, Philip Larrat-Smith , o trabalho de Yayoi é uma autêntica expressão de sua condição psicológica única: ela sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e alucinações.
As bolinhas são a sua assinatura porque são as que melhor representam esses estados mentais.
5. Tela de Yayoi Kusama
Ao percorrer as obras que traduzem essas imagens que atormentam a artista podemos sentir um pouco das visões
...