TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarsila Do Amaral

Ensaios: Tarsila Do Amaral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Vida e Obra de Tarsila do Amaral 6

3 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

A arte mesmo sendo o resultado de uma individualidade, é social, pois é o resultado de um processo humano social.

Ao se pensar na criação artística, é possível refletir, também, sobre a imaginação enquanto fundamento de toda atividade, tudo o que rodeia o homem e tenha sido feito pela sua mão, é produto da imaginação.Vigotski, citando Ribot, esclarece que toda invenção, grande ou pequena, antes de adquirir forma, foi produto da imaginação, uma ideia formada e traçada na mente mediante novas combinações e correções. (VOGOTSKI, 1999, p.7)

A busca pelo com conhecimento dá-se por diversas vias e uma delas é pelo acesso aos bens culturais. Por meio da arte, o sujeito amplia sua capacidade de reflexão e percepção, assim como sua sensibilidade.

Considerando que a formação estética do professor interferirá na sua forma de agir e na sala de aula, pois possibilitará um olhar mais sensível aos problemas educacionais e a formação estética, por meio das artes interferiu na forma de lidar com o aluno e organizar suas ações pedagógicas.

A apreciação artística leva o sujeito a perceber-se no contexto em que esta inserido, processo de autoconhecimento que o auxiliará a desenvolver seus sentidos significados. Assim, a formação cultural, artística e estética precisa ser contemplada no projeto pedagógico da escola. A arte é um meio indispensável para essa união do indivíduo com o todo, refletindo a infinita capacidade humana para a associação, para a circulação de experiências e idéias que fazem o ser humano compreender-se, escolher e vivenciar caminhos para plenitude da vida

De uma forma geral, a arte pode ser música, dança, teatro, artes visuais, cinema, escultura, pintura e outros.

Neste trabalho vamos abordar a arte na educação, citaremos a vida e obra de Tarcila do Amaral.

2 DESENVOLVIMENTO

A arte é um tipo particular de conhecimento que o ser humano produz a partir das reflexões para compreender seu lugar no mundo. A arte é comparada a ciência por seu caráter de criação e inovação.

“ O fato é que a arte não e somente executar, produzir, realizar, e o simples “fazer” não basta para definir sua essência. A arte é também invenção. Ela não é execução de qualquer coisa já ideada, realização de um projeto, produção segundo regras dadas ou predispostas. Ela é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.(PAREYSON, 1997, P.24-26)

As artes visuais são uma linguagem que provoca uma experiência estética visual, ela é o conjunto de varias modalidades artísticas como desenho, pintura, colagem e os meios tecnológicos como fotografia. A imagem é composta por pontos, linhas, formas, cores etc.

As artes visuais são formas importantes de expressão e comunição humanas.

De acordo com os RCNEIs,

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc.

A obra de arte revela, para o artista e para o espectador, uma possibilidade de existência e comunicação, alem da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.

O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres humano que a obra de arte propicia, por uma utilização particular das formas de linguagem.

Os professores necessitam de espaços e tempos próprios para a pesquisa e reflexão, pois é por meio desses momentos que os mesmos se atualizarão em relação às novas tendências e abordagens produzidas na área da educação. O professor precisa ser mediador entre os conteúdos e as crianças, que deve fazer intervenções nos momentos oportunos e caso necessário.

À medida que os professores transformam o seu repertório, este interfere no que escolhem para ensinar a seus alunos, modificando significativamente a ação do professor, pois essa relação intima entre o que se sabe e o que se ensina manifesta-se também pela concepção de arte evidenciada.

A compreensão de que a arte é um dos meios possíveis para o desenvolvimento estético dos professores possibilitou a seleção de atividades que levaram em consideração o contato com obras diversas linguagens da arte.

Cada criança revela seus interesses, sua capacidade, seus recursos, de acordo com sua etapa de desenvolvimento. Ressaltamos novamente que o adulto precisa ter muita sensibilidade, conhecimento e postura ética ao avaliar.

Vale lembrar que ter acesso à arte e à cultura é um direito básico do cidadão, é garantir um padrão mínimo de qualidade de vida, como afirma Peixoto (2003, p.46): ”Quanto mais condições de acesso ao mundo da cultura ¬--- arte, filosofia e ciência ---, tanto mais genuinamente humano o homem se faz”.

2.1 VIDA E OBRA DE TARSILA DO AMARAL

“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.”

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro

Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo.

Sua primeira mestra, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. Sua mãe passava horas ao piano e contando histórias dos romances que lia às crianças. Seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com