Trabalho De Fisica
Artigo: Trabalho De Fisica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lazaroo • 14/8/2014 • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 307 Visualizações
Hidrostática
A hidrostática, também chamada estática dos fluidos ou fluidostática (hidrostática refere-se a água, que foi o primeiro fluido a ser estudado, assim por razões históricas mantém-se o nome) é a parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidosem repouso.
Fluido
Mecânica do contínuo
Leis[Expandir]
Mecânica dos sólidos[Expandir]
Mecânica dos fluidos[Esconder]
Fluidos
Estática dos fluidos
Dinâmica dos fluidos
Empuxo
Equações de Navier-Stokes
Pressão
Princípio de Bernoulli
Princípio de Arquimedes
Princípio de Pascal
Turbulência
Líquidos
Tensão superficial
Capilaridade
Gáses
Atmosfera
Lei de Boyle-Mariotte
Lei de Charles
Lei de Gay-Lussac
Lei dos gases combinada
Plasma
Reologia[Expandir]
Cientistas[Expandir]
v • e
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a umatensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmase, de certa maneira, os sólidos plásticos
Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedade são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático. Enquanto em um sólido, a resistência é função da deformação, em um fluido a resistência é uma função da razão de deformação. Uma consequência deste comportamento é o Princípio de Pascal o qual caracteriza o importante papel da pressão na caracterização do estado fluido.
Fluidos podem ser classificados como fluidos newtonianos ou fluidos não-newtonianos, uma classificação associada à caracterização da tensão, como linear ou não-linear no que diz respeito à dependência desta tensão com relação à deformação e à sua derivada. O comportamento dos fluidos é descrito por um conjunto de equações diferenciais parciais, incluindo as equações de Navier-Stokes
Os fluidos também são divididos em líquidos e gases. Líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido. Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando portanto uma superfície livre.
A superfície livre característica dos líquidos é uma propriedade da presença de tensão interna e atração/repulsão entre as moléculas do fluido, bem como da relação entre as tensões internas do líquido com o fluido ou sólido que o limita. A pressão capilar está associada com esta relação.
Um fluido que apresenta resistência à redução de volume próprio é denominado fluido incompressível, enquanto o fluido que responde com uma redução de seu volume próprio ao ser submetido a ação de uma força é denominado fluido compressível.
A distinção entre sólidos e fluidos não é tão obvia quanto parece. A distinção é feita pela comparação da viscosidade da matéria: por exemplo asfalto, mel, lama são substâncias que podem ser consideradas ou não como um fluido, dependendo do período das condições e do período de tempo no qual são observadas.
O estudo de um fluido é feito pela mecânica dos fluidos a qual está subdividida em dinâmica dos fluidos e estática dos fluidosdependendo se o fluido está ou não em movimento.
Densidade Absoluta ou Massa Específica
Densidade absoluta, também denominada de massa específica, é definida como a razão absoluta entre a massa e o volume de determinado material. Sendo assim, cada material tem sua densidade absoluta diferente do outro.
A massa pode sempre ser medida com uma balança – tratando-se de objetos – e ovolume de um objeto regular pode ser medido multiplicando-se o comprimento (c), a largura (l) e a altura(h).
Já para que se possa medir o volume de objetos irregulares, se da de uma forma diferente, não podendo apenas medir e multiplicar, justamente por estes não apresentarem uma forma devida. Assim é possível medir o volume de uma pedra, por exemplo, colocando-a em um vasilhame com água, então o volume de água deslocado é o volume da própria pedra.
Tem-se também a densidade dos líquidos, que para que se obtenha o valor absoluto, pode-se utilizar o picnômetro e o densímetro.
Picnômetro
Densímetro
Um fato curioso: A densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos, e ambos maiores que a dos gases.
Sólidos > Líquidos > Gases
Quais os procedimentos que deveríamos usar para determinar a densidade de um cubo de madeira?
Os procedimentos são os seguintes:
Pesa-se o cubo de madeira em uma balança, logo depois, coloca-se água em uma proveta e anota-se o volume;
A amostra do cubo de
...