Trabalho de Tecnologia da informação
Por: Joao Pedro Fernandes Melo • 26/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.683 Palavras (7 Páginas) • 225 Visualizações
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG
TRABALHO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aluno: Laura Ferreira Santos
Curso: Técnico de Informática
Professor Orientador: Willyan Ferreira
Divinópolis
26 de fevereiro de 2016
Trabalho de Tecnologia da Informação (TI)
Trabalho de Informática apresentado como parte das atividades para obtenção de créditos na disciplina de Tecnologia da Informação, do 2º Ano do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus V.
Divinópolis
26 de fevereiro de 2016
Sumário
Introdução
Aplicativos
Brasileiros no Vale do Silício
Vale do Silício brasileiro: Cidades que incentivam iniciativas tecnológicas.........5
Conclusão 6
Bibliografia: 7
Introdução
O presente trabalho é sobre os aplicativos móveis e sobre os brasileiros que contribuem para essa inovação tecnológica.
Está organizado em 3 capítulos. No primeiro capítulo, será abordado como o que é, como surgiu, dados estatísticos e o desenvolvimento em relação aos aplicativos no mundo atual. No segundo capítulo, será abordado os brasileiros que foram para o Vale do Silício e se destacaram. Já no terceiro capítulo, será mostrado cidades brasileiras que incentivam iniciativas tecnológicas, fazendo o trabalho de “Vale do Silício brasileiro”.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em sites confiáveis e atualizados.
Aplicativos
Preço, design, potência do hardware, número de megapixels da câmera. São muitos os fatores que influenciam a compra de um celular. Mas é questão de tempo para que isso se torne um detalhe – mais importante será saber quais aplicativos são compatíveis com o aparelho a ser adquirido.
Programas feitos para serem rodados no sistema operacional do celular, os aplicativos fazem parte da realidade da maioria das pessoas que usam celular. Eles são consequência da transformação do telefone móvel em computador portátil.
Não se sabe exatamente quando começou a criação de aplicativos móveis, mas se sabe que é algo que qualquer usuário tem capacidade de desenvolver, uma vez que o investimento inicial é muito barato ou quase nada.
Os downloads de aplicativos para dispositivos móveis, de acordo com Portio Research, (Março de 2013), estimou-se que, até finais de 2012, 1.2 mil milhões de pessoas em todo o mundo estaria a usar aplicações para dispositivos móveis. Projeta-se que esta tendência cresça a 29,8% por ano, atingindo as 4.4 mil milhões de utilizadores até finais de 2017.
O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, envolve processos mais ou menos complicados, a complexidade dos processos é reflexo da experiência do criador e proporcional à estrutura e configurações do software a ser produzido, ao número de dispositivos distintos em que estas vão operar, às especificações do hardware e às plataformas que vão disponibilizar. As aplicações podem vir pré-instaladas com os dispositivos móveis, podem ser transferidas pelos utilitários ou seus representantes, descarregando-as de plataformas de distribuição de software, no caso de empresas e redes de comunicação ou ainda, transferindo-as diretamente da Web para o dispositivo móvel. É preciso, igualmente, submeter as atualizações e avaliar a necessidade de possíveis modificações mais ou menos extremas dentro de cada plataforma.
Brasileiros no Vale do Silício
É no Vale do Silício, na Califórnia, que muitas empresas importantes para a história da computação e da tecnologia se encontram. É o caso, por exemplo, da Microsoft, Apple, Google, Intel e AMD. Além disso, figuras eminentes, como Bill Gates e Steve Jobs, conquistaram suas fortunas dentro do Vale.
Mas brasileiros também estão conquistando os seus espaços naquela região e pelo menos seis deles se destacam ao trabalhar com produtos de grande renome e decisivos para o cenário atual, como Android, Kinect e Instagram.
- Isabel Pesce Mattos
Com apenas 24 anos de idade, Isabel é uma paulistana formada na área de computação, matemática, economia e administração, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e já trabalhou para empresas como Microsoft, Google e o próprio MIT.
Bel foi a criadora da Lemon, o aplicativo é usado para ser uma espécie de carteira virtual. Esse app é capaz de controlar seus gastos em diversos cartões e, também, organizar de maneira virtual os recibos e notas fiscais entregues coletados durante as compras. O Lemon é um dos apps dessa categoria mais baixados para smartphones: foram mais de 1 milhões de usuários em apenas 3 meses após o lançamento.
Além de participar do programa TED Fellows 2012, que reúne jovens empreendedores e inovadores de diversas partes do mundo, Isabel também lançou o e-book gratuito “A Menina do Vale”, que contêm valiosas dicas de empreendedorismo e já foi baixado por mais de meio milhão de pessoas.
- Mike Krieger
Mike Krieger viveu em diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Buenos Aires e Portugal. Depois de mais uma temporada no Brasil, foi estudar na Universidade Stanford, nos EUA. Lá, Krieger conheceu Kevin Systrom e, juntos, tiveram uma ideia que iria revolucionar a maneira de interagir com a arte da fotografia: um aplicativo para iPhone que simulasse efeitos de câmeras antigas, conhecido atualmente como INSTAGRAM. Sem deixar de lado, obviamente, o fato de que essa invenção acabou sendo vendida, em 2012, por US$ 1 bilhão ao Facebook, dos quais Krieger embolsou 100 milhões.
...