Yuyuyuyu
Por: yurikrausz • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
Questão da Prova
Para defesa de ideia neste artigo, o autor utiliza o método dedutivo, citando 5 artigos com ideias semelhantes para o desenvolvimento da tese, que é a transformação da atividade científica ao longo dos tempos.
O autor inicia seu pensamento contando a história da ciência, onde a mesma era utilizada apenas por filósofos e epistemologos, dedicados ao registro de suas disciplinas. A ciência era estudada apenas pela filosofia, uma ideia primitiva às ideias do autor. Segundo ele, a ciência em sua finalidade, deveria ser estudada pela faculdade de Ciências. Nesta abordagem, a ciência passa a ser vista como uma instituição social, perdendo seu caráter de bem ou mal, domesticando a ciência para os interesses dos grupos envolvidos, como a política e economia.
Num outro recorte temporal, a visão utópica tecia relações com o pensamento maravilhoso medieval e outra, providencialista que defende a teologia natural (leis da natureza são provas da benevolência de Deus para os homens).
A partir da Revolução Francesa, essa ideia de Providência Divina foi excluída, abrindo espaço para o intérprete de uma natureza para a sociedade, tornando a ciência uma perspectiva racionalista, mecanicista, matematizada e experimental.
A tecnologia surgiu na ciência apenas na revolução industrial, onde difundiu rapidamente os avanços técnicos, deixando as "descobertas e invenções" de um lado e as "invenções tecnológicas" de outro.
Conclui-se que no início da atividade científica, ela era tratadas apenas por grandes pensadores e voltadas à Entidades divinas. Ao longo dos anos e com as evoluções de pensamentos, chega-se na teoria de ciência que existe hoje, voltada à exatidão, razão e benefícios à sociedade.
...