A Apostila Sociologia
Por: maiconpsg • 2/7/2021 • Abstract • 850 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE 1
SOCIOLOGIA
Itabirito
2021
1. Relacione cinco pessoas de rendimentos diferenciados e tente descrever como elas utilizam o salário que recebem. Justifique o porquê das diferenças de uso.
Ao iniciar-se no mercado de trabalho é comum o recebimento de uma baixa remuneração salarial, contudo, as necessidades presentes na vida desta pessoa, muita das vezes ainda não estão bem definidas, o que leva a maioria delas gastar o salário em bens mais estéticos, que visam mostrar o grau de desenvolvimento financeiro que aquela pessoa está obtendo, como tênis de marca, vestuário e aparelhos celulares que chamam a atenção.
Voltado para nosso meio técnico, um eletricista, que recebe em média seus dois salários mínimos, já planeja algo mais concreto. Quando ainda jovem, pensa em fazer faculdade, tirar sua habilitação e logo após adquirir seu meio de transporte.
Quando uma pessoa já se estabilizou profissionalmente, ganhando um pouco acima daquela média dos companheiros de trabalho, iniciam-se os projetos em longo prazo, como aquisição da casa própria, expansão da família e até mesmo renovação do veículo de transporte para aquele do ano atual.
Um engenheiro eletricista, cujo piso salarial está acima dos oito mil reais, facilmente será visto em suas redes sociais fotografias ao redor de lugares mais sofisticados, isso porque ao chegar a esse patamar, já se obteve uma estabilização financeira na qual as necessidades de sobrevivência básica já foram supridas e a nova etapa baseia-se nas realizações de satisfação pessoal (sonhos planejados ao longo dos anos).
Um aposentado que não planejou a vida ao longo do tempo, vivendo com seu salário base em torno de mil e duzentos reais, passa a gastar o seu dinheiro com a sobrevivência básica, alimentação, moradia e medicamentos. Tudo isso pode ser o resultado da falta de planejamento financeiro ao longo dos anos, mas alegações de que a necessidade o fez estar nessa situação podem ser entendidas ou até mesmo interpretadas como uma simples desculpa, dando a entender que é mais fácil fazer o básico que pensar e planejar o futuro.
2. Identifique paradigmas: no seu ambiente de trabalho; nas festas de casamento; e nas relações de trânsito.
No meu ambiente de trabalho, um dos paradigmas mais comum é de que todos temos que chegar no horário definido pela empresa. Quando você trabalha entregando um produto como resultado do trabalho, não deveria ser medido pela pontualidade, uma vez que poderá cumprir sua carga horária de acordo com suas necessidades e prazos estipulados pela empresa.
Um dos paradigmas da festa de casamento é de que a noiva tem que se vestir de branco e não pode ser vista pelo noivo quando se prepara.
No transito, tem aquela máxima de que se o pedestre pisar na faixa a preferência será sempre dele. Fato esse que só deverá ser levado em consideração após uma análise do trânsito corrente naquele local.
3. Justifique por que é tão difícil mudar as coisas que acontecem no dia a dia seja no trabalho, seja na família ou seja na organização.
O ser humano de modo geral não gosta de mudanças, pois isso gera um desconforto. Empresas desenvolvem uma cultura interna baseada na vivência dos profissionais que ela compõem. Seja um profissional que realiza a mesma atividade a anos daquela mesma forma ou um novato que está se iniciando, as rotinas impostas pelo próprio profissional dificilmente serão mudadas se não houver um imenso esforço de quem propõem a mudança. O medo daquilo que é novo, de perder os padrões pré-estabelecidos ao longo dos anos podem ser fatores contribuintes.
...