A HISTÓRIA DO MUNDO EM 2 HORAS
Por: freirenoel • 2/3/2016 • Artigo • 378 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
MÍDIA E A VIOLENCIA CONTRA MULHER
TÍTULO: O discurso da imprensa entre constrangimentos e estratégias: a cobertura da violência contra a mulher em dois jornais de salvador-BA (correio* e massa!). Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da Faculdade de Comunicação, UFBA. Janeiro de 2012.
AUTORES: Giovandro Marcus Ferreira
Clarissa Viana Matos de Moura
RESUMO:
Este artigo tem como proposta ressaltar aspectos da enunciação na construção de sentido no suporte imprensa, em especial no que se refere à imprensa à sensação. Inicialmente, busca-se fazer uma exposição de conceitos destacando a relação contratual entre a imprensa e seus leitores, construída a partir dispositivo de enunciação, pelo viés dos espaços de constrangimento e de estratégia. Em seguida, apresenta-se características do discurso da imprensa (constrangimento), em especial da imprensa à sensação, através de diferentes matérias significantes (primeira página, diagramação, título etc). Enfim, analisa-se matérias jornalísticas sobre violência contra a mulher (estratégias discursivas) de dois jornais da cidade de Salvador (Bahia), Correio* e Massa!, esse último marcadamente sensacionalista.
Palavras-chave: Posicionamento discursivo; espaço de constrangimento, espaço de estratégia, violência contra a mulher.
Objetivo: Ressaltar aspectos da enunciação na construção de sentido no suporte imprensa, em especial no que se refere à imprensa à sensação.
Metodologia: Analisar matérias jornalísticas sobre violência contra a mulher de dois jornais da cidade de Salvador (Bahia).
Principais resultados: Entender que o jornalismo possui a capacidade de influenciar a percepção do mundo, sua experiência, modelos mentais e representações cognitivas.
TÍTULO: Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 16(1):129-137, jan-mar, 2000.
AUTORES: Suely F. Deslande
Romeu Gomes
Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva
RESUMO: O artigo objetiva: (a) analisar a distribuição dos casos de violência doméstica contra a mulher (adolescente e adulta) em relação ao atendimento emergencial por causas externas; (b) caracterizar as vítimas e o atendimento prestado; (c) analisar as circunstâncias em que ocorreram esses eventos. Procurou-se articular as abordagens quantitativas e qualitativas. O estudo foi desenvolvido em dois hospitais públicos de referência situados no Município do Rio de Janeiro. Das 72 mulheres atendidas, a maioria referiu como agressor o esposo/companheiro/namorado (69,4%) e sofreu agressões por espancamento (70,4%), sobretudo na região de face e cabeça. Conclui-se que o atendimento emergencial deve prestar uma atenção clínica e cirúrgica de qualidade, mas também ser capaz de desencadear ações preventivas.
...