A Hipertensão
Por: Nataliafcris • 21/9/2015 • Relatório de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Texto2: Fatores associados à não-adesão ao tratamento com anti-hipertensivos em pessoas atendidas em unidades de saúde da família.
As doenças dos aparelhos circulatórios foram responsáveis pelo sistema único de saúde (SUS). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a causa direta da morbidade e mortalidade por doenças do aparelho circulatório, estudos em 35 países comprovam que 30% da população adulta, com predominância no sexo masculino podem ter hipertensão arterial.
O controle da HAS depende do estilo de vida que cada pessoa leva em relação a pratica de atividades físicas, combate ao tabagismo, controle de consumo de álcool e quando necessário o uso regular de medicamentos.
Os serviços de saúde da família no Brasil são responsáveis pela assistência a milhões de pessoas com Has, estudos analisaram 109 pacientes que fazem o tratamento em amostra na unidade de Florianópolis, Santa Catarina obtiveram os resultados de 68% não-adesão utilizam contagem manual de comprimidos, e 54% não-adesão entre hipertensivo.
A não-adesão é considerada um fenômeno complexo e multideterminado, que tem como objetivo nesses estudos analisar a associação de múltiplos fatores sócios-econômicos pessoais e do tratamento medicamentoso que não são aderidos em pessoas com HAS.
Resultados de estudos em diversas pessoas hipertensivas comprovam que quanto menor o tempo da doença, maior a não-adesão e o abandono. A hipertensão arterial é uma doença crônica de longa duração, e na maior parte do tempo assintomática, que induz muitas pessoas a não se reconhecerem como portadores da doença. Além disso, dependendo da situação clinica existe a não-indicação de terapêutica medicamentosa, ou seja, quando ocorre o abandono rapidamente do tratamento.
Aos profissionais e gestores que participam da Estratégia Saúde da Família fica o desafio de propor e executar abordagem coletivas e individuais na enfermagem e nas visitas ao agentes da saúde para melhorar a adesão, isso ocorre na busca ativa de unidades por pessoas com baixa frequência a hospitais e medicamentos para quem tem limitação de locomoção ou trabalha durante o dia todo, a implantação dos profissionais do Apoio a Saúde da família (NASF) também podem contribuir para melhorar a adesão.
...