A Sociologia Moderna
Por: Clodomir Júnior • 21/9/2016 • Trabalho acadêmico • 677 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
UNVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ –UESPI
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS-CCHL
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR: BISPO.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA.
ALUNO: CLODOMIR FERREIRA DA SILVA JÚNIOR.
ATIVIDADE AVALIATIVA DO CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA.
Notícia
Travesti é achada morta com arame em volta do pescoço em Ituverava, SP
O Corpo foi encontrado uma semana após família registrar desaparecimento.
Polícia Civil diz ter identificado um suspeito e aguarda laudo pericial. Travesti é achada morta com arame em volta do pescoço em Ituverava, SP, A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte uma travesti, encontrada na zona rural de Ituverava (SP) no último sábado (25). A vítima, de 28 anos, foi achada em um canavial parcialmente carbonizada e com arames em volta do pescoço, dias depois de ser dada como desaparecida por familiares. De acordo com a Polícia Militar, Luís Paulo Ferreira de Almeida, de 28 anos, conhecido como Julia Almeida, foi dado como desaparecido pela família na terça-feira, 21 de junho. Segundo a Polícia Civil, a família também estranhou o fato de o telefone celular de Almeida estar desligado. Por meio de uma denúncia anônima, os policiais chegaram a um canavial próximo à Vicinal Jerônimo Nunes Macedo, onde encontraram a vítima nua e com marcas de violência. Pelas condições em que o corpo foi encontrado, o delegado acredita que a travesti foi asfixiada com o arame e posteriormente queimada.
Em um sentido histórico-cultural os homossexuais são vítimas de violência de forma crescente, muitas vezes com a justificativa de eliminação para dissipar os indivíduos nessa condição de orientação sexual, pois assim limpa-se a sociedade desses seres considerados muitas vezes impuros,pecadores,amorais,e fora dos padrões heteronormativos, portanto se formos contextualizar na visão de Durkheim o crime em questão trata-se de um fato social, porém tratando-se da vítima, a mesma não enquadra-se nos padrões morais e éticos da sociedade machista e heteronormativista, contudo é preciso haver um controle social àquilo que foge às normas sociais, sendo que no ponto de vista do criminoso a Travesti não deve coexistir em sociedade, pois a mesma é anormal, portanto suscetível a causar uma anomia.
Na visão contextualizada junto ao autor René Gerard, a vítima trata-se de uma “ vítima expiatória”, Sendo assim a violência contra a mesma vira um componente “natural” da sociedade. A travesti em questão é sacrificada(eliminada) em função da reconciliação do grupo, onde a sociedade(machista), canaliza a violência coletiva em um único individuo no caso as travestis, ou os homossexuais, justificando assim a visão do autor que diz que a sociedade precisa ser purgada diversas vezes ao longo do tempo através do sacrifício de uma vítima expiatória.
Já de acordo com a visão de Giorgio Agambem, a vítima aparece na figura do Homo Sacer, o ser abandonado, miserável excluído, pois a mesma é destituída
...