Adm financeira
Por: Andressa Assaka • 24/5/2015 • Artigo • 30.669 Palavras (123 Páginas) • 235 Visualizações
INTRODUÇÃO - A Administração Financeira
Pense numa grande empresa multinacional, listada entre as 100 maiores empresas do mundo. Agora, pense numa pequena empresa de seu bairro que acabou de abrir as portas. O que elas têm em comum? Ambas desejam obter lucro em seus negócios.
Em linhas gerais, o objetivo final de qualquer empreendimento, grande ou pequeno, é gerar lucro para seus proprietários, seja imediatamente ou no futuro. Com este objetivo, as empresas mobilizam recursos (pessoas, matérias-primas, máquinas, imóveis etc) para gerar produtos ou serviços que possam ser vendidos por um valor superior ao gasto necessário para sua produção. Assim, de forma bastante simplista, a receita obtida por uma empresa deve ser suficiente para cobrir os gastos de produção e ainda deve sobrar um valor que será chamado de lucro.
É por meio da apuração do lucro que avaliamos se uma empresa é eficiente, sólida, se merece receber investimentos etc. Mas a geração do lucro passa pelo teste do “gasto”
Vamos falar um pouco mais sobre a questão do “gasto”: Gasto é todo o dispêndio necessário para produzir ou gerar produtos e serviços. Não há como produzir sem gastar. O gasto, por sua vez, é a soma de 3 elementos de dispêndio: custo, despesas e perdas.
O custo e um elemento do gasto que está relacionada diretamente a atividade principal da empresa. Exemplos: compra de matéria-prima, salários da produção, máquinas e equipamentos, impostos diretos etc.
A despesa está relacionada a atividades de suporte ou manutenção necessárias para que a atividade principal da empresa seja bem sucedida. Exemplos: comissões de vendedores, gastos com administração etc.
As Perdas: Todo o processo produtivo incorre em perdas, dificilmente uma empresa conseguirá produzir com zero de perdas. Uma boa administração busca reduzir ao máximo o percentual de perdas que ocorrem por erros de manuseio de material, problemas de parada de produção etc. No caso de serviços, as perdas estão relacionadas à ociosidade, que também gera dispêndio.
Vamos tomar como exemplo, a padaria de seu Manuel da Esquina, cuja principal atividade é produzir pães: Os custos estão relacionados a compra de trigo, fermento, salário do padeiro, fornos, energia elétrica para os fornos etc. As despesas são o pagamento do salário do contador, do gerente da padaria, conta de telefone etc. Já as perdas ocorrem quando o forno desregulado queima os pães, quando os pães não vendidos são descartados ou a farinha perde a validade, os ovos ficam podres etc
[pic 2][pic 1]
Para ser capaz de gastar, a empresa necessita de dinheiro para financiar suas atividades (para comprar matérias-primas, pagar salários, promover seus produtos etc.).
A administração financeira tem a tarefa de administrar os recursos financeiros tendo em vista a geração de lucros para seus acionistas ou proprietários.
Ao se falar em finanças, estas podem ser divididas em 2 âmbitos: macro e micro. O âmbito macro de finanças está relacionado a economia, mais especificamente a macroeconomia, e refere-se a questões como taxa de juros, inflação, PIB, políticas econômicas monetárias, sistema financeiro etc.
O âmbito micro refere-se as finanças das organizações, que por sua vez, podem ser divididas em curto e longo prazo. No curto prazo, as finanças contemplam a gestão do capital de giro, avaliação da rentabilidade e liquidez do negócio.
No longo prazo, as finanças empresariais contemplam temas como análise de viabilidade de projetos, estrutura e orçamento de capital.
Aqui, nosso objetivo é tratar da gestão financeira no âmbito interno, tanto no curto como no longo prazo. Para tanto, é necessário em primeiro lugar conhecer os principais documentos que fornecem as informações necessárias para uma correta avaliação da empresa. Em seguida, trataremos das finanças no curto prazo e finalizaremos avaliando as finanças no longo prazo.
1. AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O administrador financeiro deve se servir tanto de informações internas (sobre a empresa) quanto externas (sobre o ambiente) para tomada de decisão e administração financeira da empresa.
As informações externas importantes abrangem tendências da demanda, comportamento dos juros e da inflação, decisões da política monetária, cambial e fiscal, mercado internacional etc. Já as informações internas são obtidas a partir das demonstrações financeiras da empresa.
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA: O que elas revelam sobre sua empresa?
As demonstrações financeiras são a referência básica de qualquer empresa. O administrador financeiro precisa conhecer estes documentos para ser capaz de tomar as decisões de forma prudente, bem como avaliar a saúde financeira de seu negócio:
Dentre as demonstrações financeiras disponíveis, destacam-se:
1- O Balanço Patrimonial;
2- A Demonstração de Resultados
3- O Fluxo de Caixa
As demonstrações financeiras permitem um exame minucioso dos dados financeiros sobre a empresa, permitindo que a empresa avalie seu desempenho bem como identifique seus pontos fracos e que afetam sua saúde financeira.
Além de ser útil para a própria empresa, outras instituições se servem das demonstrações de resultados das empresas. Um banco, antes de efetuar um empréstimo para uma empresa, irá analisar sua capacidade de pagamento. Um investidor que pretende adquirir ações de determinada empresa fará uma análise sobre os retornos de seu investimento na empresa.
Assim, cabe ao administrador financeiro analisar os dados da empresa e se necessário, reorientar suas ações em termos operacionais ou estratégicos.
A partir do conhecimento das demonstrações financeiras de uma empresa, é possível responder as seguintes questões:
- A empresa é lucrativa?
- A empresa está muito endividada?
- A empresa é sólida?
- A empresa apresenta potencial de crescimento?
A análise financeira somente ajudará a responder estas questões se tivermos a capacidade de avaliar suas demonstrações financeiras. Para tanto, é fundamental conhecê-las.
As demonstrações financeiras que iremos abordar serão:
- O Balanço Patrimonial
- A Demonstração de Resultados do Exercício
- O Fluxo de Caixa
Vejamos cada uma delas separadamente.
1.1. BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial, assim como as Demonstrações de Resultados são documentos que toda empresa deve elaborar, sendo estes acessíveis ao público externo.
...