TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrotóxicos

Por:   •  2/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

        

        Escola Estadual de Ensino Médio Zumbi dos Palmares

   Pré Projeto

 Agricultura:

  Agrotóxicos

Professora: Janete Teresinha Bratz

Nome: Diênifer, Kaoana, João e Marcos

Turma: 101

                                           

Pontão, 16 de maio de 2016.

                                        Agrotóxicos:

Objetivo: conhecer os benefícios e malefícios do uso de aagrotóxicos. Saber quais consequências o seu uso traz e quais precauções devemos tomar para não sermos prejudicados pelo uso dos agrotóxicos.

Justificativa: escolhemos o seguinte tema por que queremos entender mais sobre a agricultura, não se tem como falar da agricultura sem falar do uso dos agrotóxicos, pois está presente no nosso dia-a-dia, e que nos causa diversas doenças podendo nos levar até a morte.

Problematização:

1-O que é agrotóxico?

2- Aonde surgiu o agrotóxico?

3-Quais tipos existem?

4-Qual é a quantidade de agrotóxico que tem nos alimentos que consumimos?

5- O que o agrotóxico ele pode causar para a nossa saúde?

6--Quais danos os agrotóxicos causam para o meio ambiente?

7-Como podemos substituir o uso de agrotóxicos?

8- Quais as roupas e os equipamentos adequados para aplicar os agrotóxicos?

Metodologia: pesquisaremos na Internet, com nossos familiares e nas embalagens dos agrotóxicos.

Referência teórica:

Os agrotóxicos são especificamente concebidos como produtos químicos usados na agricultura, para combater insetos, ácaros, moluscos, roedores, ervas,  daninhas...

O agrotóxico tem suas vantagens e desvantagens, pode até as vezes ajudar o agricultor mas pode causar mais danos para a sua saúde e sua família, além de contaminar o solo e os rios.

Para se ter uma ideia existe cerca de 200 tipos de agrotóxicos diferentes, e o Brasil é um dos principais consumidores. Aliás muitos desses compostos são proibidos em outros países, mas no Brasil são utilizados em larga escala sem nenhuma preocupação em relação aos males que podem causar.

Os princípios ativos dos agrotóxicos podem ser altamente tóxicos e assim causar alterações no sistema nervoso central além de gerar mutações genéticas de graus elevados e que podem ter como consequência neoplasias (tumor).

Agrotóxicos são componentes químicos utilizados para contar pragas que infestam lavouras e plantações e são na verdade uma forma devastadoras de substituir os inimigos e predadores naturais destas pragas.

Para alimentar 8,9 bilhões de pessoas, número previsto para até 2050, deve-se produzir e distribuir mais alimentos dos que já foi produzido desde o início da agricultura há 10 mil anos e fazê-lo de forma sustentável.

Essa grande produção alimentícia requer meios como o uso de grandes extensões de terra, o uso de máquinas e equipamentos e o uso de produtos químicos agrotóxicos ou fertilizantes, que irão garantir essa produção tanto pelo maior uso de terras quanto pelo serviço de controle de pragas.

O agrotóxico surgiu após a 1 Guerra Mundial, as primeiras no Brasil em 1940, mas começaram a industrializar na segunda metade dos anos 1970. Depois disso o Brasil começou a ser um dos maiores consumidores do mundo. Os primeiros eram feitos a base de cloro, mas foram proibidos demais ao meio ambiente na década de 70. Se você for contaminado e seu corpo contém resíduos, tendo uma alimentação rica em fibras pode limpar o organismo.

Os agrotóxicos mais usados no Brasil, são:

Abamectina , Acefato, Glifosato, Veto.

Os agrotóxicos são divididos em IV classes:

Classe | Faixa vermelha extremamente tóxico;

Classe || Faixa amarela altamente tóxico;

Classe ||| Faixa azul média mente tóxico;

Classe |V Faixa verde pouco tóxico.

Eles fazem parte do cultivo agrícola de muitos países com o objetivo de eliminar pragas que infestam as plantações.

Não são apenas os alimentos, como frutas e verduras, que carregam agrotóxicos. A maioria dos industrializados contém milho, trigo ou outra matéria-prima com traços de agrotóxicos. Até carnes e leites podem ter resquícios das substâncias caso os animais tenham sido alimentados com ração com resíduos de agrotóxicos.

A contaminação por ingestão de alimentos com alta quantidade de agrotóxicos podem causar graves doenças.

Os 10 Alimentos mais contaminados por agrotóxico são:  Pimentão- 80,00%;   Uva- 56,40%;   Pepino- 54,80;  Morango- 50,80;   Couve- 44,20%;  Abacaxi- 44,10%;  Mamão- 38,80%;  Alface- 38,40%;  Tomate- 32,60%;  Beterraba- 32,00%.

Os agrotóxicos causam diversos sintomas nas pessoas que são contaminadas,  como por exemplo:

-respiração difícil, dores  no peito e falta de ar.

 -queimaduras e alteração da pele.

 -urina alterada, seja na quantidade ou cor...

   É preciso saber  que sintomas  inesperados (dor de cabeça falta de apetite, falta de forças, nervosismo, dificuldade para dormir) presentes em diversas patologias frequentemente são  as únicas manifestações  de intoxicação  por agrotóxicos.

 Os casos anuais de intoxicação aguada não intencionais nos  países de terceiro mundo são  estimados em 1 milhão  com 20 mil mortes.

  Os registros retro além de servirem de alerta para os riscos e malefícios do uso de agrotóxicos em relação a saúde humana.

    O Brasil é o campeão em uso de agrotóxicos.

    A três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e a cronica.

   Aguda: e aquela que na qual os sintomas surgem rapidamente.

   Subaguda: ocorre por exposição moderna ou produtos altamente tóxicos.

   A intoxicação cronica: caracteriza-se surgimento tardio.

Os efeitos dos agrotóxicos demoram a aparecer e podem estar relacionados a abortos, infertilidade, impotência, malformações, neurotoxicidade (que ocorre quando uma substância tóxica causa danos ao tecido nervoso, como o cérebro e os neurônios), desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com