As Atualidades em Educação e Diversidade
Por: Mari Peres • 18/5/2019 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Atualidades em Educação e Diversidade
[pic 4]
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP
2019
“Educação Intercultural”
Como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula?
A escola, assim como a sala de aula é um lugar onde a diversidade se encontra presente, levando em consideração que cada aluno possui uma cultura diferente.
Ela deve ser um espaço de socialização, onde são trabalhadas questões como o respeito, valores e atitudes. E o pedagogo tem fundamental importância nisso, não podendo se conduzir por uma cultura viciada e oprimida, uma vez que desempenha um importante papel na escola de promover uma política de igualdade e respeito à individualidade e à diversidade.
O professor deve levar para sala de aula temas para discussão que trate diferentes tipos de cultura, falando sobre o cotidiano de cada um, mostrando que cada cultura tem suas ideias e que nenhuma é melhor do que a outra. E deixando claro, que mesmo em meio a diferença de hábitos, costumes, valores e crenças podemos viver juntos em harmonia, e que essa diferença só agrega em nosso aprendizado.
O que acontece hoje em dia, é que parece que estamos vivendo um momento na escola onde os valores estão se perdendo, e cada vez mais, o respeito às diferenças está sendo deixado para trás. A competição para melhor posição, melhor nota, melhor trabalho está se sobressaindo, e estamos vivendo cada um por sí.
Por isso, o profissional da educação deve analisar a realidade e refletir criticamente sobre suas vivências em sala de aula, para que assim possa intervir de maneira significativa nas questões que dizem respeito à aceitação das diferenças. Para tal é necessário ter profissionais sensíveis à vida, comprometidos e dispostos a formar uma sociedade justa e igualitária, com atenção as questões relativas à pluralidade de ideias, à diversidade sociocultural e à coletividade. Profissionais que trabalhem junto aos alunos, a outros profissionais, à escola e a comunidade.
Muitas vezes, a educação intercultural é trabalhada apenas nas aulas de história ou geografia, mas este tema requer um trabalho interdisciplinar, em todas as matérias, dentro e também fora da sala de aula. Como por exemplo, a escola pode trazer palestras sobre o tema.
O pedagogo deve saber que o seu papel vai além da metodologia de repassar conhecimentos. Cabe a ele fortalecer o conhecimento do outro, facilitar as relações de maneira democrática, criar na escola um ambiente solidário, onde a igualdade é valorizada, que possibilite a construção de novas concepções através de seu compromisso com a valorização da diversidade.
Referências bibliográficas
“Escuela Rural; Histórias de Microcentros. Gobierno de Chile. Ministerio de Educación.Chile. Pp. 69 a 74. In: DUK, Cynthia. EDUCAR NA DIVERSIDADE: material de formação docente. 3. ed. / edição do material Cynthia Duk. – Brasília: [MEC, SEESP], 2006
http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18-01-0179.pdf
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/12715/8342
...