CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ENFÂSE NOS INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO NO AUXÍLIO A GESTÃO.
Por: Janine02 • 23/4/2019 • Artigo • 4.666 Palavras (19 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS- FTC
COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Janine de Matos Pinto Anjos
CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ENFÂSE NOS INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO NO AUXÍLIO A GESTÃO.
Feira de Santana
2019
[pic 3]
JANINE DE MATOS PINTO ANJOS[pic 4]
CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ENFÂSE NOS INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO NO AUXÍLIO A GESTÃO.
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao colegiado de Ciências Contábeis da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC de Feira de Santana para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador (a): Msc. Taiana Gomes Libório
Feira de Santana
2019
[pic 5]
[pic 6]
CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ENFÂSE NOS INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO NO AUXÍLIO A GESTÃO.
Janine de Matos Pinto Anjos [1]
Prof. Msc. Taiana Gomes Libório [2]
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de analisar a Controladoria no setor público e como esta contribui para a transparência da gestão pública. Para que as atividades administrativas sejam realizadas de maneira efetiva, e os recursos corretamente distribuídos, é necessário a existência de órgãos de controle que auxiliem as atividades da administração pública, e contribuam para a boa gestão. É dever do gestor público proceder de maneira transparente em relação aos recursos a ele confiados, assim a transparência induz o gestor a agir com responsabilidade, nesse contexto a Controladoria é o órgão utilizado para assessorar e fiscalizar a gestão pública, propondo soluções e prevenindo contra erros e fraudes, garantindo ainda a transparência dos atos do governo, permitindo que a sociedade atue como agente fiscalizador da gestão pública, e na busca por seus direitos. Foi realizado um estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa, e características explicativa e descritiva. Já para a análise de dados foi utilizado o procedimento. Diante disso, verificou-se que a Controladoria, juntamente com as leis que abordam sobre a transparência da gestão pública, têm atuado e contribuído para que o gestor público exerça suas atividades com maior responsabilidade, agindo de maneira transparente em relação aos atos e fatos da administração pública.
Palavras- chave: Contabilidade Gerencial. Pequenas empresas. Ferramentas. Gestão.
MANAGEMENT ACCOUNTING FOR MICRO AND SMALL COMPANIES: ENFORMS IN THE FINANCIAL PERFORMANCE INDICATORS IN THE MANAGEMENT AID.
ABSTRACT
acted Keywords: Management accounting. Small. Business. Tools. Management.
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade Gerencial é uma ferramenta de gestão que vem em constante crescimento, pois produz informações indispensáveis para o desenvolvimento da empresa, controlar uma entidade é um longo desafio, modificações no meio social, econômico e político são constantes, sem falar na forte concorrência. Com as Micro e Pequenas Empresas não é o contrário, são muitas os problemas encontrados, desde seu planejamento até o momento de sua estruturação e permanência nos negócios.
Dessa forma, a Contabilidade Gerencial busca mostrar a importância de seu funcionamento dentro das Micro e Pequenas Empresas, pois para permanecer forte no quadro econômico, se faz indispensável fazer algumas alterações para corresponder a realidade e conservar a empresa em contínuo evolução e alcançar bons resultados. Com isso, é preciso deixar claro aos pequenos empresários o quão é importante o planejamento e controle das entidades através dos indicadores de desempenho.
A finalidade dos indicadores é gerar aos gestores dados relevantes a manutenção do negócio, esses dados permitem uma avaliação das ações dos acontecimentos e a partir desses resultados tomar decisões mais seguras. Dentre os indicadores de desempenho financeiro, pode-se apresentar: Índices de ponto de equilíbrio, índices de rentabilidade, índices de lucratividade, índices de margem de contribuição e entre outros.
Deste modo, o profissional contábil se mostra fundamental para todas empresas, independentemente do tamanho ou classe social, logo a Contabilidade Gerencial fornece informações aos gestores, que possibilita tomar decisões de forma mais segura e eficiente.
Em virtude da relevância do tema, o presente artigo busca responder ao seguinte questionamento: De que forma a Contabilidade Gerencial com ênfase nos indicadores de desempenho financeiro pode contribuir para a gestão das Micro e Pequenas Empresas?
Para responder o problema, o objetivo geral deste estudo é analisar como a Contabilidade Gerencial direciona o uso dos indicadores financeiros para auxiliar a gestão das Micro e Pequenas Empresas. Sendo assim, os objetivos específicos buscam:
- Apresentar as características das Micro e Pequenas Empresas e seus aspectos de desempenho financeiro;
- Descrever a Contabilidade Gerencial e seu papel na gestão financeira nas Micro e Pequenas Empresas;
- Contextualizar os indicadores financeiros como destaque da Contabilidade Gerencial na análise de desempenho das Micro e Pequenas Empresas.
É notável que as Micro e Pequenas Empresas apresentam uma carência na gestão financeira de seus recursos, o que ocasiona em tomadas de decisões errôneas. Nesse sentido, o uso da Contabilidade Gerencial com ênfase nos indicadores de desempenho financeiro é fundamental para a análise da sua rentabilidade, seu posicionamento econômico permitindo a gestão dessas empresas, um controle e um melhor planejamento no que diz ao processo de gestão e consequentemente garantindo sua continuidade e crescimento no cenário social do país.
...