DEVÉS VALDÉS, Eduardo. De Ariel de Rodó a La Cepal
Por: Mariana Simões • 21/6/2015 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Texto: DEVÉS VALDÉS, Eduardo. De Ariel de Rodó a La Cepal (1900-1950). Editorial Biblos. Buenos Aires, 2000. (Introdução e Parte I)
• O pensamento latino-americano desde o começo do século XIX oscilou entre a busca de modernização ou o reforçamento da identidade;
• O modernizador muda em cada época, moldado de acordo com questões específicas que provêm de países que parecem ser a vanguarda do progresso;
• Antes de 1850, a geração dos civilizadores marca a primeira formulação, forte e coerente, do projeto modernizador;
• Durante os anos 60, se desenvolve uma abordagem americanista de reinvidicação identitária;
• Depois dessa onda, uma nova acentuação do modernizador que se identificou com o positivismo dos anos 80 e 90;
• No começo do século XX aparece uma nova onda identitária floresce nessa época um movimento protonacionalista que é convergente com o arielismo no Chile, Argentina e Brasil. Na América Central se desenvolve o paganismo;
• Desde o final da década de 30 se acentua novamente o modernizador na linha da CEPAL, quando se propõe com força o projeto de industrialização;
• O cepalismo e o industrialismo abrem espaço para uma nova onda identitária;
• Em meados dos anos 70, se levanta a opção neoliberal que cristaliza nos anos 80 com um novo projeto modernizador;
• Apesar de que uma das alternativas seja hegemônica em um determinado momento,, a outra não desaparece;
• O pensamento latino-americano é a história das tentativas explícitas de harmonizar modernização e identidade;
• O critério modernização/identidade é válido para agrupar quem realiza propostas para o continente. Quem só se ocupa de descrever o que ocorre não utiliza necessariamente essas categorias;
• Quando dizemos ‘’pensamento latino-americano’’ nos referimos a um conjunto de escritos onde tem especial relevância os ensaios sobre o próprio continente latino-americano ou sobre alguma das suas dimensões ou regiões;
• Detectar a maneira como se configura nosso pensamento é ir descobrindo os passos, as etapas de constituição de uma sempre inacabada identidade intelectual;
• O pensamento latino-americano se constituiu não apenas através de suas permanências, mas também através de suas mudanças que apontam novos temas e perspectivas;
• Para que ocorram essas mudanças, devem coincidir pelo menos três fatores: aparição de uma nova geração, aparição de novas ideias no âmbito internacional e explosão de um sucesso de grande magnitude que o precipite (ex: uma guerra);
• O pensamento latino-americano durante as primeiras décadas do século XX corresponde a um ciclo de identidade; em cada um dos movimentos que surgem no começo do século XX existe um sentido predominante de identidade;
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