TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia da Triangulação

Por:   •  30/6/2015  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS

DISCIPLINA: MÉTODO E TÉCNICA DE PESQUISA

DOCENTE: Dra. ÂNGELA MARIA CAVALCANTI RAMALHO

MESTRANDA: SANDRA DOS SANTOS SALES

AZEVEDO, C.E. et al. A estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília, Nov, 2013.

O recorrente debate entre objetividade e subjetividade em ciências sociais, à segmentação de pesquisadores em qualitativistas e quantitativistas, associado à recorrente demanda de validação e acreditação de pesquisas, sobretudo qualitativas, fomentam preocupações que se direcionam à resolução desses dilemas. Assim, a triangulação surge como forma de amenizar problemas de credibilidade em pesquisas, ao adotar como estratégia de investigação, múltiplas visões e métodos de obtenção de informações.

Nessa perspectiva, a triangulação significa olhar para o mesmo fenômeno, ou questão de pesquisa, a partir de mais de uma fonte de dados. Informações advindas de diferentes ângulos podem ser usadas para corroborar, elaborar ou iluminar o problema de pesquisa. Portanto, a triangulação pode ser vista a partir de duas óticas: a estratégia que contribui com a validade de uma pesquisa; e como uma alternativa para a obtenção de novos conhecimentos, através de novos pontos de vista, pois utiliza dados qualitativos para enriquecem os resultados dos métodos quantitativos e vice-versa.

Todavia, a triangulação não se limita unicamente à validade, mas permite um retrato mais completo e holístico do fenômeno em estudo. Ou seja, é imprescindível a noção de complementaridade de métodos, quer a convergência quer a divergência de resultados são inúteis. Assim, o que se pretende com a triangulação não é corroborar ou invalidar resultados com o recurso a diferentes métodos, mas sim produzir um retrato do fenômeno em estudo que seja mais completo do que o alcançado por um único método.

A estratégia da triangulação é um modo de institucionalização de perspectivas e métodos teóricos, buscando reduzir as inconsistências e contradições de uma pesquisa, contribuindo assim, para o acréscimo de rigor, de amplitude, de complexidade, de riqueza, e de profundidade à investigação em ciências sociais. Para tanto, considera-se conceitos como: credibilidade (Validade Interna); transferibilidade (Generalização ou Validade Externa); confirmabilidade (Objetividade) e confiabilidade. Nesse sentido, a triangulação é um artifício de pesquisa de validação convergente tanto de métodos múltiplos quanto de multi-tratamento dos dados relativos a um mesmo fenômeno.

Nesse ínterim, infere-se que estudos que utilizam apenas um método ou técnica parecem ser mais vulneráveis a erros do que outros que empregam múltiplos métodos ou técnicas. Todavia o uso de múltiplos métodos só será possível quando pesquisadores acreditarem na perspectiva multiparadigmática. Contudo, o desenvolvimento de métodos mistos de pesquisa tem sido retardado, pois os pesquisadores ainda estão preocupados se investigações qualitativas e quantitativas não podem ser integradas ou se podem ser integradas somente de forma limitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com