KAUJDNHBFHD
Por: Isabeloliver • 5/5/2015 • Abstract • 715 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Professora Adriana Beltrameli
Organização e Metodologia da Educação Infantil
ETAPA 1 – Passo 4
Alunas do 4º Semestre:
Bruna Camargo Facchin. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6819466919
Giovana Teixeira Bertazine. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . .6814003413
Larissa Mirela dos Santos Oliveira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6814003901
Isabella Reimann. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . .6451301887
Campinas, 17 de Setembro de 2014.
Passo 4 (Equipe)
Reunir os dados observados nos passos anteriores e redigir uma resenha crítica sobre o “Processo histórico da Educação Infantil na Europa e no Brasil”, que deverá ser entregue ao professor para apreciação em data por ele agendada.
Processo histórico da Educação Infantil na Europa e no Brasil
A Educação infantil na Europa durante o século XX foi marcada por acréscimos destacados de alguns pesquisadores transformações, como Ovídio Decroly com sua proposta de centro de interesses, e Maria Montessori com sua proposta de uma educação sensorial e um desenvolvimento da espiritualidade, estes criaram materiais específicos para o desenvolvimento infantil, apesar das poucas leis e tecnologias, e acima de tudo uma educação voltada para a saúde e higienização.
Diferentes pesquisadores exploraram o envolvimento da educação com a psicologia e questões sociais, em direção a uma concepção de interpretação do comportamento infantil, assim depois da Segunda Guerra Mundial, houve uma preocupação em relação educação, dando a ela o papel de salvadora da sociedade. Aparecem então muitos movimentos por uma educação diferenciada, um deles foi o da Escola Nova, que buscava o reconhecimento das necessidades infantis sem uma visão centrada no futuro adulto, e com a plena atividade da criança no processo de aprendizagem, com abertura para experimentar, pensar e julgar.
No decorrer do século XX, as questões em torno da escola para as crianças menores de seis anos, eram muitas, e alguns teóricos contribuíram para uma mudança nos conceitos e ideias de controle social, preparação para o Ensino Fundamental e substituição da família; das instituições da época. Atualmente há um reconhecimento da criança como criança, e a questão relacionada a existência ou não da Educação Infantil já não existe mais, estas foram substituídas por questões ligadas a sua organização.
Já no Brasil que passou por um processo de colonização, os primeiros passos na educação foram em espaço religioso, dirigida por padres. A alfabetização para a igreja era a maneira mais fácil de dar aulas de catequeses aos nativos, surgindo assim os primeiros atos educacionais e métodos pedagógicos sendo eles usados de duas formas: O primeiro método para os indígenas mais ligado na leitura e na escrita e o outro método voltado aos filhos dos colonos alicerçando um ensino mais culto. Mas o ajustamento da escola só teve inicio mesmo depois na abolição dos escravos e da proclamação da república, principalmente, porque os escravos recém-libertos não tinham educação formalizada.
...