Matrix e a Hiper-realidade
Por: vitoriapegorel • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
MATRIX E A HIPER-REALIDADE
MARIA FERNANDA
PRISCILA LODUCCA
VITÓRIA PEGORÉL
SÃO PAULO
2016
Resumo filme “ Matrix “
Thomas é um programador de sistemas que, trabalha numa corporação de software, a METACORTEX, uma das maiores empresas de software do mundo. Durante a noite, ele assume o papel de um hacker, adotando o apelido de “Neo”. Atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Até que, certo dia, recebe pela manhã, na tela de seu computador, uma mensagem: “Acorde Neo... A Matrix te achou. Siga o coelho branco”, que na verdade, trata-se de uma convocação do grupo liderado por Morpheus.
Sem motivo aparente, Neo passa a ser caçado pelos agentes federais. Tenta escapar, mas não consegue. Neo é considerado pelos agentes federais um elo do grupo terrorista de Morpheus. Sendo raptado.
Após ser liberado, é conduzido por Trinity até o esconderijo misterioso de Morpheus. Neste momento, Neo é desafiado a escolher entre a pílula azul e a pílula vermelha. Esta é sua primeira escolha. Ou seja, ele terá que escolher entre permanecer como é, ou conhecer a verdade. Mergulhado em curiosidade, Neo escolhe a pílula vermelha, que o leva a outra dimensão da sua vida pessoal, descobrindo que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
A partir daí, Neo conhece o significado da luta do grupo de Morpheus. Tornando-se membro da resistência humana, atuando na Matrix a partir de sua base submarina, o Nabucodonosor.
Após a escolha da pílula vermelha, Neo segue adiante e escolhe não aceitar o destino, que segundo o Oráculo, irá obriga-lo a escolher entre a sua vida ou a de Morpheus. Neo escolhe não aceitar tais alternativas. Decide salvar Morpheus e salvar-se. Apesar de não acreditar ser o Escolhido, é através da luta que ele atinge a autoconsciência de sua predestinação.
E o Oráculo, que nunca se engana, prenunciaria que Trinity iria se apaixonar pelo Escolhido. Se Neo era o Escolhido ele não poderia morrer.
O que é a hiper-realidade? (definição)
- Citar: Os signos
- Citar: Algo só se torna importante quando damos valor a aquilo
- Citar: O exemplo do ouro
Jean Baudrillard, sociólogo e filósofo francês, foi um dos teóricos que postulou o conceito de hiper-realidade. Para ele não existe uma verdade, mas sim a representação que a sociedade de consumo faz dela.
Segundo ele “O que toda uma sociedade procura ao continuar a produzir e reproduzir, é ressuscitar o real que lhe escapa. É por isso que está produção material é hoje, ela própria, hiper-real. Ela conserva todas as características do discurso da produção tradicional, mas não é mais que a sua refracção desmultiplicada. Assim, em toda parte o hiper-realismo da simulação traduz-se pela alucinante semelhança do real consigo próprio.”
Essa citação é entendida quando pegamos o exemplo de fotos de mulheres em propagandas. Ao observar as imagens fica evidente que a foto foi editada e na maioria das vezes podemos perceber erros cometidos nessas imagens, que chegam ao ponto de distorcer a real estética humana. Tudo isso é baseado em um conceito de hiper-realidade.
O filme dos irmãos Wachowski teve inspiração em seu livro, ‘Simulacros e Simulação’ , lançado no ano de 1981, para compor o argumento de “Matrix”. Mesmo assim, o sociólogo afirma que:
” O fato é que Matrix faz uma leitura ingênua da relação entre ilusão e realidade. Os diretores se basearam em meu livro Simulação e Simulacros, mas não o entenderam.[…] Os Wachowskis me chamaram para prestar uma assessoria filosófica para Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, mas não aceitei o convite. Como poderia? Não tenho nada a ver com kung fu.”
Em uma das poucas entrevistas concebidas sobre Matrix, para Baudrillard, o filme foi equivocado em aproximar o tema da noção do Mito da Caverna de Platão. O filme Matrix contêm muitos ensinamentos filosóficos, ele induz as pessoas a pensarem sobre suas vidas, hábitos e sobre as verdades, associando com o filósofo Sócrates, nota-se que o filme leva à reflexão e a ser crítico com o que nós vemos. Neo, assim como o filósofo, começou a se questionar sobre o que vivia em sua vida, por esse motivo procurou maneiras de descobrir o que realmente estava acontecendo e descobriu que estava imerso em um mundo de mentiras, um mundo de ilusões.
...