Medir a eficiência das federações esportivas espanholas
Por: filipagaspar5 • 1/11/2019 • Bibliografia • 260 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Medir a eficiência das federações esportivas espanholas
ABSTRATO
Pergunta de pesquisa: O resultado mais comum na análise de eficiência em competições multisport como os Jogos Olímpicos usando a análise de envolvimento de dados (DEA) é uma classificação dos países participantes. No entanto, esta abordagem não considera o papel desempenhado pelas federações desportivas, que administram o desporto a nível nacional, nem os estádios intermediários necessários para alcançar o sucesso desportivo. O objetivo do presente estudo é analisar a eficiência relativa das federações esportivas espanholas, levando em conta o que ocorre na caixa preta dessas organizações.
Métodos de pesquisa: A eficiência relativa das federações esportivas espanholas durante os últimos três anos (2010, 2011 e 2012) do último ciclo olímpico é medida através da utilização de um modelo DEA da rede relacional. Este tipo de modelo pode simultaneamente calcular a eficiência do sistema e suas diferentes etapas para representar a eventual transformação do financiamento público e privado em resultados desportivos.
Resultados e conclusões: Os resultados revelam que, durante o último ciclo olímpico, a eficiência das federações no apoio ao desenvolvimento de atletas de alto nível foi maior do que a eficácia desses indivíduos quando participaram das principais competições internacionais. Além disso, as diferenças nas distribuições de eficiência tendem a desaparecer no último ano do ciclo olímpico.
Implicações: Esses resultados empíricos fornecem aos gerentes informações úteis sobre as origens das ineficiências do sistema e sua distribuição ao longo do ciclo olímpico. Esta informação pode ajudá-los a melhorar os programas nacionais de desporto.
PALAVRAS-CHAVE: Federação esportiva olímpica, Espanha, atletas de alto nível, análise de envolvimento de dados, decomposição de eficiência
...