O Conceito de Risco em Epidemiologia
Por: paula camilo • 10/4/2022 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Estudo Dirigido – Conceito de Risco em Epidemiologia
Responda as seguintes perguntas com base no texto lido:
- Por que os autores falam que “o objeto da Epidemiologia é de natureza probabilística”?
- Por que o conceito de risco é importante para a prevenção de doenças?
- Porque é com ele que podemos selecionar quais pessoas precisam de atenção imediata com seu estado de saúde, e geralmente, essas pessoas podem ter alguma doença que pode levar ao agravo.
A identificação do grupo de risco ajuda também na identificação do grupo de risco, mostra quais doenças tem maior incidência e quais estão sob controle, ou seja, o conceito “ risco” ajuda a promover ações preventivas.
- Diferencie os conceitos de risco individual, risco populacional, risco estrutural e risco contingencial. Cite um exemplo para cada um deles.
-Risco individual: Conceito clinico; é para a comunidade ausente ou muito baixa, ou seja, são microrganismo, mas que possui baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou animal.
-Risco populacional: Conceito epidemiológico; “Por exemplo: uma população de aposentados está mais sujeita a determinadas doenças, por conta da faixa etária,
-Risco estrutural:
-Risco contingencial: Promoção da saúde; é um acontecimento de ocorrência possivelmente incerta, como uma emergência.
- Defina o conceito de vulnerabilidade e qual a sua relação com o conceito de risco.
A vulnerabilidade pode ser conceituada como uma situação de risco. Significa que pessoas ou comunidades estão numa situação de fragilidade, seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição. Ou seja, vulnerabilidade como o grau de suscetibilidade ou de risco a que está exposta uma população em sofrer danos por desastres naturais.
A relação de vulnerabilidade e risco são importantes para interpretação do processo saúde-doença, considerando que o risco indica probabilidades e a vulnerabilidade é um indicador da iniqüidade e da desigualdade social. A vulnerabilidade antecede ao risco e determina os diferentes riscos de se infectar, adoecer e morrer.
...