O Nazismo e Fascismo
Por: Heloise Lopes • 25/6/2017 • Seminário • 4.546 Palavras (19 Páginas) • 341 Visualizações
RESUMO
Este trabalho tem intenção de falar sobre o Nazismo, que foi uma política da ditadura que governou a Alemanha de (1933 á 1945) a fim de praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo. Defendia a raça ariana como a principal e praticavam torturas. A maior parte dos exterminados eram judeus, mas também havia militantes comunistas, homossexuais, ciganos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de ativistas políticos, alguns sacerdotes católicos, alguns membros mórmons e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................... 1
1 OBJETIVOS.................................................................... 3
1.1 OBJETIVOS GERAIS (ideologia do nazismo e fascismo).......... 3
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................... 5
1.2.1 O que é nazismo.................................................................. 5
1.2.2 O que foi o nazismo nas 2˚ guerra mundial......................... 7
2 PROBLEMÁTICA........................................................... 10
2.1 O que o Nazismo influenciou na 2˚ guerra mundial............. 10
2.2 Como os nazistas atuavam................................................... 10 2.3 Objetivo do Nazismo............................................................ 10 2.4 Política econômica do Nazismo............................................ 11
SIMBOLO DO NAZISMO................................................. 12
3 DIFERENÇA ENTRE NAZISMO E FASCISMO................. 13
4 CURIOSIDADES............................................................ 13
4.1 NAZISMO.............................................................................. 13
4.2 HITLER.................................................................................. 14
CONCLUSÃO................................................................... 15
REFERÊNCIAS ................................................................ 16
INTRODUÇÃO
Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi palco de uma revolução democrática que instaurou no país. A primeira grande dificuldade pela jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha. À medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram no cenário político alemão partido ultranacionalista, radicalmente contrário ao socialismo. Curiosamente, um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) e era liderado por um ex-cabo de nome Adolf Hitler. As eleições presidenciais de (1925) foram vencidas pelo velho Von Hindenburg que, com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente norte-americano, conseguiu com que a economia do país voltasse a crescer lentamente. Esse crescimento, porém, perdurou somente até 1929. Foi quando a crise econômica atingiu com tal força a Alemanha, que, em 1932, já havia no país mais de seis milhões de desempregados. Nesse contexto de crise, os milhões de desempregados, bem como muitos integrantes dos grupos dominantes, passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num país rico e poderoso. Assim, nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido.
Valendo-se disso, os nazistas passaram a pressionar o presidente e este concedeu a Hitler o cargo de chanceler, chefe do governo. No poder, Hitler conseguiu rapidamente que o Parlamento aprovasse uma lei que lhe permitia governar sem dar satisfação de seus atos a ninguém. Em seguida, com base nessa lei, ordenou a dissolução de todos os partidos, com exceção do Partido Nazista. Em agosto de 1934, morreu Hindenburg e Hitler passou a ser o presidente da Alemanha, com o título de Führer (guia condutor).
Fortalecido o Führer lançou mão de uma propaganda sedutora e de violência policial para implantar a mais cruel ditadura que a humanidade já conhecera. A propaganda era dirigida por Joseph Goebbles, doutor em Humanidades e responsável pelo Ministério da Educação do Povo e da Propaganda.
Esse órgão era encarregado de manter um rígido controle sobres os meios de comunicação, escolas e universidades e de produzir discursos, hinos, símbolos, saudações e palavra de ordem nazista. Já a violência policial esteve sob o comando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SS (tropas de elite), das SA (tropas de choque) e da Gestapo (polícia secreta de Estado) para prender, torturas e eliminar os inimigos do nazismo.
No plano econômico, o governo hitlerista estimulou o crescimento da agricultura, das indústrias de base e, sobretudo, da indústria bélica. Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS (IDEOLOGIA NAZISTA E FACISTA)
- NAZISTA
A ideologia nazista era basicamente apoiada na idéia da “superioridade da raça ariana”, delineada por Adolf Hitler no livro “minha luta”. Hitler dizia que os negros e principalmente judeus eram inferiores à raça ariana
...