O homem nasce puro, a sociedade que o corrompe
Por: borgesjhenyff • 14/9/2015 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
Resumo analítico
Filme: O Enigma de Kaspar Hauser
Esta analise buscou refletir sobre a questão do homem nasce puro a sociedade que o corrompe. Usando como exemplo o filme “O Enigma de Karpar Hauser”, onde conta a história de um personagem real e enigmático, que viveu longos anos trancafiado em um calabouço, sem nunca ter tido contato com outras pessoas a não ser um homem misterioso que dizia ser seu pai, nunca havia conhecido o mundo exterior, onde não sabia falar, andar e nem se portar como humano. Apenas brincava com um pequeno cavalinho de madeira. Seu único alimento era pão e agua, nunca havia comido algo diferente. Foi privado de viver em sociedade por muitos e muitos anos.
O total isolamento no calabouço, impactou fortemente em sua formação com indivíduo.
Em outro momento do filme, Kaspar Hauser inicia contato com a sociedade, aprende a falar, a andar, a descobrir sensações que até então eram desconhecidas, e assim aprendeu a se porta como ser humano e a viver em sociedade.
Sempre que Kaspar Hauser foi confrontado por alguém, ele se mostrou muito mais sensato e logico do que os homens “educados”. Em um dos questionamentos ele respondeu sabiamente “Que precisava ler e entender para depois conseguir compreender”.
É ai que vemos o quanto o ser humano nasce “puro por natureza” e de forma “natura” tinha poucas necessidades, que facilmente eram satisfeitas, onde não existia desigualdade entre os homens.
Quando começamos a descobrir um mundo novo, a seguir regras, começamos a enxergar um mundo diferente, onde existe diversas culturas religiões e valores a serem seguidos. Onde muito das vezes nos tornamos maus, deixamos nosso Estado de Natureza para associar-se e fazer parte da uma sociedade.
Aluna: Jhenyff Borges
Matricula: 201522126
Prof. Daniel Mota
Sociologia
Direito 1° sem
Noturno
Faculdade Projeção Guará
...