Os 100 anos
Por: taichou • 10/7/2019 • Seminário • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 153 Visualizações
MACONDO
Sinopse/Argumento
A trama da série será focada na cidade de Macondo, que aqui assume o caráter de personagem. A ideia é que acompanhemos ao longo de 6 episódios (um para cada geração) o desenrolar dos conflitos e influencias das pessoas na cidade e vice versa. Mostrar como a vida (dos personagens) é cíclica e a historia também (historia humana, aqui podemos fazer os comparativos históricos sobre as transformações humanas, as revoluções, guerras etc “a historia se repete primeiro como tragédia, depois como farsa” – Marx/Zizek). Utilizar do artificio do realismo fantástico que a trama usa para utilizar a cidade como algo vivo que responde aos estímulos de seus moradores (vivos e mortos). A trama pode traçar paralelos com a formação da américa latina, de suas cidades e sociedades, a chegada de imigrantes para a movimentação da trama, o crescimento da cidade e do comércio, assim como dos conflitos (sociais e culturais).
Todos os episódios podem ter um momento especifico que remeta à ideia de solidão, e como esse sentimento permeia a cidade e seus moradores.
Estética
Pensando em como projetar o realismo fantástico das paginas para a tela, utilizando do lirismo e referências nas mais variadas fontes que remetem ao imaginário popular, com pinceladas no mágico e no onírico para subverter a sensação de estranhamento e assim cativar e instigar o público, fazer com que o telespectador saia do seu lugar-comum, da sua zona de conforto, deixando de lado a ideia cinematográfica das produções Hollywoodianas para apostar em uma proposta que soa mais como um experimento cênico e visual. Para tal, imaginamos uma estética inspirada nas seguintes obras:
https://www.youtube.com/watch?v=BNhIxSkvspg (Desventuras em serie)
https://www.youtube.com/watch?v=uN-0b5yznpw (Hoje é dia de maria)
https://www.youtube.com/watch?v=t0XqoeIOeVs (Macunaima)
https://www.youtube.com/watch?v=h4L7Lx2NMKU (Meu pedacinho de chão)
A proposta da filmagem será em cinemascope, para dar efeito de sequências que lembram o faroeste do cinema, imaginamos os cortes ou transições de cenas com desenho animado e imagens propositalmente desfocadas, retorcidas ou saturadas.
ATORES/ATRIZES COLOMBIANOS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angie_Cepeda
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alejandra_Azc%C3%A1rate
https://pt.wikipedia.org/wiki/Manolo_Cardona
https://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Pablo_Raba
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Mar%C3%ADa_Orozco
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalina_Sandino_Moreno
https://pt.wikipedia.org/wiki/Martina_Garc%C3%ADa
A ideia é usar poucos atores colombianos famosos (ganhadores de oscar ou que atuaram em grandes produções) como chamariz para o grande publico, mas utilizar um grande numero de atores desconhecidos do publico, trazer novos atores.
PERSONAGENS
- Primeira geração
José Arcadio Buendía
Patriarca da família e fundador da cidade, casado com sua prima Ursula Iguaran aos 19 anos. Homem empreendedor, de caráter forte, alimentado por sonhos extravagantes, interessava-se por física, alquimia e mecânica. O cigano Melquíades o colocava a par das novidades que descobria ao longo das suas viagens pelo mundo. Após ter enlouquecido foi amarrado a uma árvore na qual permaneceu preso, mesmo após ter sido libertado das cordas que o amarravam. (inserir atores que poderiam interpretar)
Úrsula Iguarán
Matriarca da família Iguarán-Buendía. Úrsula é uma mulher que batalha por sua família sem medir esforços, possui um comportamento forte e busca a todo momento o melhor para sua família; por isso sofre constantemente ao ser a "voz da razão de uma familia de loucos", como ela mesmo afirma. Parece ter em seu destino a luta pelos homens da família. Vive entre 115 e 122 anos. (inserir atrizes que poderiam interpretar)
- Segunda geração
José Arcádio
Filho mais velho de José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, é batizado com o nome do pai. Mantém relações com Pilar Ternera, a quem abandona grávida. Foge com os ciganos em razão de paixão repentina por uma cigana e volta só muito tempo depois. Quando reaparece, é homem forte, com tatuagens, falando a língua de marinheiros e gabando-se por ter navegado os quatro cantos do mundo. Casa-se com sua irmã de criação, Rebeca. Sua morte no banheiro de sua casa é um mistério e faz com que sua esposa, Rebeca, se recluse pelo resto da vida
Coronel Aureliano Buendía
Segundo filho de José Arcádio Buendía e Úrsula - é batizado com o nome do Bisavô - Avô de José Arcádio. Se envolve com a política ao tentar impedir o Sr. Apolinar Moscote de pintar todas as casas de azul a mando do governo. Conhece Remedios Moscote e se apaixona. Casam-se apesar da grande diferença de idade. Mais tarde, torna-se Coronel Aureliano Buendía, ao participar da guerra ao lado dos liberais. Morre sozinho em casa, muitos anos depois, fazendo peixinhos de ouro.
Amaranta
Terceira filha de José Arcádio Buendía e Úrsula. Se apaixona por Pietro Crespi, assim como sua irmã de criação, Rebeca. Essa arruma seu casamento, enquanto Amaranta tenta interrompê-lo. Rebeca desmancha o noivado e se casa com seu irmão de criação José Arcadio. Pietro Crespi se apaixona por Amaranta, que mesmo apaixonada, não o dá esperanças. Tem uma relação amorosa com Aureliano José, seu sobrinho (filho de Aureliano Buendía com Pilar Ternera). Ao fim, mantém uma amizade com o Coronel Gerineldo Márquez, mas o esnoba. Morre virgem e com uma atadura na mão que carrega por boa parte da vida, fruto de uma queimadura em penitência que ela faz consigo mesma após o suicídio de Pietro Crespi.
- Terceira geração
Arcadio
Filho de José Arcádio com Pilar Ternera. Morre tentando fazer uma revolução liberal em Macondo. Tem três filhos com Santa Sofia de La Piedad: Remedios a Bela e os Gêmeos Aureliano Segundo e José Arcádio Segundo.
Aureliano José
Filho de Aureliano com Pilar Ternera, é morto com um tiro nas costas ao sair correndo de uma peça teatral, depois de desacatar um coronel em plena guerra.
17 Aurelianos
Durante suas 32 guerras civis, o coronel Aureliano Buendía tem 17 filhos com 17 mulheres diferentes, sendo que com cada uma passou apenas uma noite. Em certo momento, a casa dos Buendía é visitada por 17 mulheres diferentes solicitando a Úrsula batizar seus filhos, que batiza a todos com o nome de Aureliano.
...