TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CONCEITOS DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

Por:   •  26/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS CONCEITOS DE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

Alguns conceitos das ciências sociais

Toda ciência possui um conjunto de termos, ideias e expressões que permitem compreender seus principais enunciados.

A clarificação dos conceitos de uma ciência permite que se compreenda boa parte de seus achados e explicações.

O que caracteriza uma sociedade?

Podemos dizer que sociedade (humana) é um conjunto de indivíduos organizados em grupos, formando as instituições sociais.

E a partir da definição de sociedade que as ciências sociais constituem seus demais conceitos.

A sociologia estuda as instituições sociais.

Instituições sociais

Definir instituição social não é simples. Trata-se de um conceito dos mais abstratos, que remete a um conjunto de regras e valores padronizados, reconhecidos e adotados por uma sociedade.

Assim, instituição social é ideia, lei, regra. E é através das organizações sociais que as instituições sociais se expressam.

GRUPO SOCIAL

Refere-se a um "conjunto de indivíduos que agem de maneira coordenada, autorreferida ou recíproca, isto é, numa situação na qual cada membro leva em consideração a existência dos demais membros do grupo e em que o objetivo de suas ações é, na maior parte das vezes, dirigido aos outros" (COSTA, 2005, p. 394).

Socialização

Processo pelo qual o indivíduo assimila os valores, as normas e as experiências sociais de um grupo ou de uma sociedade“.Divide-se em socialização primária, onde a transmissão dos valores e da cultura é feita pela família; e em socialização secundária, onde a transmissão é assumida por outros grupos, como a escola e os grupos de referência.

 Normas sociais

“São mecanismos que asseguram a regularidade da vida social e a existência de suas instituições...” (COSTA, 2005, p. 402). Para que as normas sociais possam ser introjetadas e a socialização ocorra, é necessária certa "pressão" da sociedade sobre os indivíduos. Esta pressão é exercida por diversos dispositivos sociais e resume-se no conceito de coerção social.

Papel social  - "Conjunto de normas, direitos, deveres e expectativas que envolvem uma pessoa no desempenho de uma função junto a um grupo ou dentro de uma instituição" (COSTA, 2005, p. 403).

Através dos papéis sociais, que   podem ser atribuídos, ou seja, designados aos indivíduos independentemente de sua escolha  ou conquistados, nos localizamos e desempenhamos ações nos grupos sociais.

O conceito de cultura

É na dinâmica da vida social que vamos aprendendo a ser humanos, no sentido pleno do termo. Pelo contato com os diversos dispositivos e sistemas sociais, vamos incorporando e compreendendo o mundo. O conceito de cultura dá conta deste "conjunto de significados partilhados por um grupo"

A cultura é fruto do pensamento humano

Inicialmente concebida de forma mais concreta, cultura relaciona-se a hábitos, costumes e formas de vida que diferenciam um grupo de outro. Também pode referir-se às produções materiais como ferramentas, técnicas, alimentos etc. Hoje, pensa-se que a cultura como "um conjunto de interpretações da realidade".

Etnocentrismo e evolucionismo cultural

Consequência de uma concepção típica do século XIX, o evolucionismo cultural utiliza-se da lógica das ciências naturais, particularmente da biologia, para fazer entender a diversidade social e cultural. A transposição de conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e do comportamento humano serviu para emprestar uma garantia de cientificismo a ações guiadas por preconceito e interesses particulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com