Reprodução Dos Animais
Por: joicelinaNacale • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.376 Palavras (6 Páginas) • 156 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ao longo do nosso trabalho falaremos da reprodução dos animais, propriamente dos vertebrados e invertebrados.
Trataremos de diferentes tipos de reprodução que os vertebrados e invertebrados possuem isto é: Reprodução Assexuada e Reprodução Sexuada.
Consideraremos ainda os processos de Reprodução Assexuada mais frequentes:
- Bipartição ou Cissiparidade;
- Gemulação ou Gemiparidade;
- Fragmentação ou Multiplicação Vegetativa;
E na Sexuada falaremos dos processos de:
- Meiose – Redução Cromossomica;
Uma das características que melhor distingue os seres vivos da matéria bruta é a sua capacidade de se reproduzir. É através da reprodução que cada espécie garante sua sobrevivência, gerando novos indivíduos que substituem aqueles mortos por predadores, por doenças ou mesmo por envelhecimento.
2.1 Reprodução, em Biologia, refere-se a função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade a sua espécie ou seja a capacidade que os seres vivos têm de originar outros seres portadores de uma informação genética igual ou em parte semelhante á dois progenitores.
A reprodução assume aspectos muito diversos que podem agrupar-se em dois tipos fundamentais: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
Quer na reprodução assexuada quer na reprodução sexuada formam-se novos indivíduos a partir dos progenitores, mas por processos diferentes.
2.2 Reprodução Assexuada
Reprodução assexual (ou assexuada), formam-se novos indivíduos a partir de um único progenitor, sem a intervenção de células sexuais, os gâmetas. Os descendentes são geneticamente idênticos uns aos outros e ao único progenitor do qual recebem todos os seus genes.
Por exemplo: As abelhas tem dois tipos de reprodução, a reprodução assexuada que é usado é a partenogênese. Quando a abelha rainha põe ovos, alguns ovos que não são fecundados vão virar operários do sexo masculino, as abelhas Zangão, que são estéreis. As abelhas operárias do sexo masculino não contêm dois conjuntos de cromossomos, conhecidos como células Diplóide. AS abelhas operárias contêm células Haplóide, pois elas somente têm um conjunto de cromossomos.
2.3 Reprodução Assexuada – continuidade genética
A reprodução assexuada ocorre quer em seres unicelulares, quer em seres multicelulares havendo uma diversidade de processos.
Consideramos um pouco mais detalhadamente os processos de reprodução assexuada mais frequentes.
3. 1-Bipartição ou Cissiparidade: Um indivíduo divide-se em dois seres com dimensões sensivelmente iguais, que por crescimento atingem as dimensões do progenitor. Ocorre em seres unicelulares como a Amiba e a Paramécia e também em seres multicelulares simples como a Planária.
3.1 2-Gemulação ou Gemiparidade: Neste processo, num indivíduo forma-se uma ou mais dilatações, os gomos ou gemas, que crescem e se destacam, acabando por completar o seu desenvolvimento. Cada gomo origina um novo indivíduo.
A gemulação ocorre em seres unicelulares como as leveduras e em seres multicelulas como as anémonas-do-mar e os corais. Muitas vezes, caso as condições ambientais sejam favoráveis, os indivíduos formados deste modo permanecem ligados ao progenitor, constituindo então o conjunto uma colónia de indivíduos cooperantes e não independentes.
3.2 3-Fragmentação ou Multiplicação Vegetativa: Neste processo de reprodução assexuada um ou mais fragmentos ou estrutura de um organismo desenvolvem-se, originando novos indivíduos. Ocorre em animais como a estrela-do-mar e é especialmente frequente em plantas superiores.
3.3 Reprodução Sexuada
A reprodução sexuada ocorre quando as duas células reprodutoras (espermatozóide e óvulo) se unem para formar uma nova célula.
Os gâmetas são células Haploides que se formam nas gónadas por meiose. Quando se dá a fecundação, também ocorre outro fenómeno” a cariogama” que consiste na fusão dos núcleos dos dois gâmetas.
Depois que estes processos ocorrem forma-se o Ovo (célula ovo) ou zigoto, que por mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo. As espécies sexuadas são mais variáveis, logo um mínimo de tipos genéticos de uma mesma população podem adaptar-se ás diferentes condições flutuantes provendo uma chance maior maior para a continuação da população.
Em geral, as espécies sexuadas são melhor adaptadas a ambientes novos e sob influência de mudança abruptas.
A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação. Por meiose, número diploide de cromossomas é reduzido a metade (n-diploide), e pela fecundação restabelecer-se o número 2n (diploide) típico da espécie. Dessa maneira, ocorrem troca e misturas de material genético entre indivíduos de uma população, aumentando a variabilidade genética.
4. Vantagem Da Reprodução Sexuada
A vantagem, é que ocorrerá “diluição” das características parentais entre os descendentes, o que acarretará uma maior heterogeneidade. Isso é bom para aumentar as chances de sobrevivências do organismo em caso de estresse ambiental. Assim, há chances de que, nesta diluição, ameaças parasitárias ou no próprio material genético dos progenitores seja separada.
Como já foi abordado, a meiose é um tipo especial de divisão celular, que tem como objectivo a produção de gâmetas. Por isso, a meiose ocorre em tecidos especiais. Estes tecidos denominam-se Gametângios.
4.1 Meiose- Redução Cromossómica
Durante o ciclo da vida dos organismo que se reproduzem sexuadamente , além da fecundação, responsável pala duplecação cromossómica, ocorre um processo de divisão nuclear em há redução do número de cromossomas. Este processo designa-se por meiose e compreende duas divisões nucleares.
5. Exemplos De Alguns Animais Com Reprodução Assexuada E Sexuada
Devemos ter em conta que existem animais com dois tipos de reprodução e há outros com apenas um só tipo de reprodução.
...