Resumo do Filme "A Classe Operária vai ao paraíso"
Por: Gabriel Maria • 19/10/2021 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Resumo do filme "A Classe Operária vai ao paraíso"
O filme "A Classe Operária vai ao paraíso" conta a história de Lulú, que trabalha como operador de máquina de uma fábrica, na qual ele é nomeado o “Campeão da produtividade, porém uma grande reviravolta se dá quando o personagem tenta retirar uma peça que emperrou na máquina e acaba sofrendo um acidente de trabalho, o que o faz perder um de seus dedos.
Logo após o ocorrido, Lulú passa a se questionar acerca das condições de trabalho, pois ele que era até então o campeão da produtividade, agora passa a trabalhar em um ritmo menor e ao ser questionado de se desempenho, ele mostra que ainda tem o potencial para fazer a mais rápida produção, porém não a faz porque não quer, e nessa cena vemos um aspecto de tomada de consciência acerca das más condições e de não ceder a esses processos.
O rigor no controle dos operários e no ritmo de trabalho em que exerciam, era demonstrado pelos empregados que ficaram encarregados de controlar o ritmo de produção com pranchetas e cronômetros nas mãos.
Algo interessante que acontece no final do filme é que aqueles que estavam envolvidos nos movimentos de greves, são colocados em uma linha de montagem com muita poluição sonora, a fim de dificultar o a conversa entre os operários. Lulú tenta falar sobre um sonho que teve, porém, a comunicação com os colegas fica entrecortada por conta dos barulhos, o que lembra uma tentativa de tentar fazer com que não pudessem dialogar e propor uma greve o algo do tipo.
Por fim, o filme muito nos acrescenta ao conteúdo por nós estudado neste período, ver como se dá a produção que remonta aos primeiros modelos de produção da revolução industrial, ver alguns conceitos de alguns sociólogos aplicado, como o próprio Marx que fala da consciência de classe e do próprio acúmulo de capital em cima do trabalho de um terceiro, ainda mais em condições insalubres.
...