Resumo do Filme Matrix
Por: juvaloiss • 12/7/2015 • Resenha • 431 Palavras (2 Páginas) • 4.795 Visualizações
Universidade Federal do Amazonas
Aluna: Juliana Valois Mota Bezerra Matrícula: 21552575
Curso: Ciências Contábeis Turno: Vespertino 1º período.
Professora: Glacy Ane Araújo.
Resumo Explicativo do filme Matrix
Título Original: The Matrix
Lançamento: 21 de maio de 1999 (2h15min)
Dirigido: por Lana Wachowski, Andy Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e outros.
Gênero: ação, ficção científica.
Nacionalidade: EUA
Distribuidor: WARNER BROS.
Dublado.
O filme desde o início nos deixa uma interrogação: O que é a Matrix? Ao longo do enredo Morpheu, uma espécie de recruta que procura o “messias” prometido para salvar a humanidade das máquinas, nos dá a resposta dessa pergunta. Assim como Trinity – parceira de Morpheu – afirma “são as perguntas que nos motivam” são as perguntas que movem o filme.
A principal questão abordada no filme é descobrir a verdade das coisas. Trata-se de uma crítica da sociedade contemporânea, dos seus costumes, da rotina, dos dogmas religiosos, e até mesmo da cultura. Muitos não se questionam desse destino aparentemente pré-estabelecido pela nossa sociedade, gerações nascem e morrem com o mesmo objetivo: estudar, trabalhar e casar. Essa é a Matrix segundo o filme, uma realidade ilusória, um mundo dos sonhos gerado por um computador tratando os humanos como escravos desse sistema a fim de extrair deles a energia necessária para a sobrevivência das máquinas.
Neo é o predestinado a vencer a Matrix, e Morpheu dedica sua vida e a de seus parceiros à procura dele. Enquanto Neo, vivendo uma vida dupla – programador de uma empresa de software e hacker – passa sua vida questionando sobre sua realidade, procurando a pergunta certa. Ao ser encontrado por Morpheu, Neo teve de fazer uma escolha: pílula azul ou vermelha. A primeira o faria voltar ao mundo da Matrix e permanecer na ignorância, já a segunda iria o apresentar um mundo totalmente novo, o mundo real.
A escolha de Neo foi a pílula azul, e essa é a escolha que o filme proponhe: questione a sua realidade, faça perguntas. Foi assim que Neo descobriu a verdade da sua realidade e da realidade em que ele acreditava. Quando foi apresentado ao Oráculo
...