Resunoapkdmkdnv
Por: Lannyy • 2/10/2015 • Relatório de pesquisa • 365 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
O vídeo traz de forma dinâmica no programa “Café Filosófico” os diversos significados de ética ao longo do tempo, a ética no dia a dia das pessoas, como as pessoas lhe dão diante de tal situação que lhe é exigido ter um comportamento ético. O programa didático conta com a presença do professor de ética, Clóvis de Barros Filho e o filósofo Mario Sérgio Cortella, que assim iniciam e colaboram para um maior entendimento de ética.
A ética, de acordo com o professor Clóvis, é liberdade de escolha, onde pode se remeter a busca da melhor forma de convivência possível, citado pelo mesmo como “inteligência compartilhada”. Portanto, o mundo é resultado de escolhas que fizemos, assim decidimos o que é bom ou ruim. Essa liberdade citada, é uma fonte de angústia, é quando a pessoa percebe que é livre, que a vida do indivíduo depende de uma escolha e que esta escolha não é tranquila, pois para escolher é preciso atribuir valor as várias possibilidades de escolhas. De um lado podemos ter a liberdade de escolha, por outro lado vemos a angústia que a liberdade nos traz. De acordo com esse contexto, VÁZQUEZ define ética como: “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em
sociedade. A definição indica o caráter científico desta, ou seja, corresponde à
necessidade de uma abordagem científica da moral e seus problemas ( VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez, 2014, p. 23)”.
A ética não é uma solução pronta e acabada, a ética é emacipadora e devolve a liberdade com tudo o que a liberdade traz que é a angústia. Daí vem a diferença entre relatividade e relativismo, relatividade é quando percebe-se que as escolhas feitas dependem das circunstâncias em que se está vivenciando, orientando a escolha de cada um. Já relativismo é achar que tudo é válido, que o que realmente vale é qualquer coisa.
Portanto, a ética é uma questão contemporânea, ou seja, é de cada tempo, cultura, grupo/comunidade/sociedade e isso nos remete a refletir que não existe uma ética universal e nem individual.
...