Sandrareginam
Por: sandrareginam • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 885 Palavras (4 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1]
PROJETO
PROFESSOR PRESENCIAL: Ricardo K. de Figueiredo
Alunos:
Gleice Adriana dos Santos RA: 3839697706
Dayane Cristina Otoni dos Santos RA: 3815658448
Erika Faria de Oliveira RA: 3870743694
Selma Hortencia Machado RA: 4321810368
TABOÃO DA SERRA
[pic 2]
2015
[pic 3]
Tema
ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE
Justificativa
Vimos através deste falar do projeto embasado em estudos e atividades que foram analisadas até o presente momento foi observado a importância de um projeto para que se entendam os motivos dos quais que levam hoje adolescentes a serem privados de liberdade.
Salientamos que cabe dentro desta justificativa. encontramos alternstivas como:
Proporcionar atividades socioeducativas (Alimentação, saúde, Psicossocial, intellectual e cultural além de estimulos de suas potencilizadas visando o fortalecimnto do vinculo familiar, promover orientação e apoio socio familiar.
Problema
O fato principal desta problemática: É a perda do vinculo familiar, além da situação de vulnerabilidade; hoje muitas crianças e adolecentes explica –se o fato de que não estão tendo o material necessário, nem o efetivo para o seu desenvolvimento institucional.
Na realidade o problema é estritamente social, pois na maioria das vezes os mesmo estãdo ligados as comunidades pobres, família carente e desajustadas atentados-se que na maioria das vezes; todos tem as mesmas causas comum, pobreza, desemprego, a falta de cultura, violência, vicios entre outros.
A presença, crônica, dos adolescentes privados de liberdade já traz implícita a fragilidade dos valores formados no seio familiar, ou seja, base zero;
Isto deve ser considerado quando pensamos nas inúmeras dificuldades encontradas pelas equipes técnicas para interagir, educar os adolescentes e de aproximar os filhos de suas respectivas famílias.
Sendo que na maioria das vezes as Instituições estão destinadas à um coletivo de jovens vitimizadas pelas mais diversas histórias de vida, repletas de conflitos, violências e privações.
Ainda assim, cabe salientar que o ingresso na modalidade de internação dentro de intistuições não significam o encerramento das tentativas de reivinculação familiar, pelo contrário, deve manter-se o investimento no reforço e manutenção dos vínculos familiares e comunitários.
.
Objetivo Geral
Neste contexto, vale ressaltar que devemos articular equipes subsidiando, e qualificando as ações de uma Gestão e Equipe multiprofissional em questão; de modo a estabelecer um ambiente saudável através da manutenção do bom relacionamento interpessoal.
Participação de reuniões de família contribuindo com as discussões e temas diversificados, com o objetivo de aproximar a família durante o processo da medida socioeducativa; ou seja, “Resgate do vinculo familiar e o seu fortalecimento”.
Discutir com os gestores a Resolução Conjunta e artigo do Regimento Interno que dispõe do Conselho do Gestor dentro do órgão, de modo que possam identificar família e sociedade como facilitadores.
Objetivos Específicos – Proposto do Projeto
A família é a primeira etapa de socialização da criança, é o contexto educativo onde aprende normas e disciplina como: valores sociais, culturais e valores emocionais, por isso podemos afirmar que a vida familiar é a nossa primeira escola de aprendizagem emocional.
É verdade que muitas vezes a família está num processo de falência relacional tão grande, onde o adolescente deveria ter limites para que não chegasse à internaçao.
...