UMA JOANA ENTRE MUITAS
Por: silvinha38 • 13/11/2019 • Ensaio • 382 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
UMA JOANA ENTRE MUITAS
Sílvia Helena de Oliveira Silva Carvalho
01200348
Serviço Social
Durante toda a história social do Brasil, existiu a necessidade de se criar métodos de sobrevivência, em especial para a classe mais vulnerável do País. A figura feminina têm-se destacado nesse contexto, por questões culturais machistas que foram no decorrer dos anos “vencidas”, através de muitas lutas e conquistas. A mulher moderna passa a exercer um novo papel na sociedade e levar o sustento para o seu lar. Muitas mulheres são hoje donas do seu próprio negócio e cada vez mais esse percentual tem aumentado pois elas têm buscado conhecimentos adequados. Segundo referências do Serviço de Estatística de Educação e Cultura do MEC, na década de 70, houve uma duplicação percentual das mulheres matriculadas no ensino superior na área de ciências econômicas e administração de empresas.1 Esse número só tem aumentado com o passar do tempo. Mas paralelo a esse crescimento de qualificação superior está o crescimento de pequenos negócios, de pequenas empresas causadas pelo aumento das questões sociais. O desemprego, a desigualdade social e infinitas questões, têm empurrado as pessoas para uma busca desenfreada de bem estar social. O texto desta atividade contextualizada nos apresenta Joana Silva, uma mulher que, como tantas outras estão no meio empresarial e inteligente e ousadamente, demonstra autoconfiança e o perfil de uma verdadeira empreendedora. Ela se mostra ser uma mulher determinada, dinâmica e está sempre atualizada, além de ser sensível à reconhecer as deficiências e procurar eliminá-las. O ponto mais importante na estratégia que Joana elaborou foi de se qualificar, ela tinha o objetivo de expandir o seu negócio mas tinha a consciência de que precisava de conhecimentos técnicos e teóricos para colocar em prática. Ela elaborou muito bem os seus passos e alcançou o seu propósito. Joana é um exemplo a ser seguido por qualquer pessoa que queira crescer empresarialmente. Não importa o tempo que tenha de experiência, sempre será necessário está se atualizando, buscando mais e mais conhecimentos porque todos os dias a história se modifica, o homem e a mulher, são fazedores de sua própria história, que poderá ser de fracasso ou de vitória.
REFERÊNICIAS
1.BARROSO, Carmen Lúcia de Melo & MELLO, Guiomar Namo de. "O acesso da mulher ao ensino superior brasileiro". Cadernos de Pesquisa, (15):56-7, dez. 1975.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/estudos_pesquisas/relatorio-especial-o-empreendedorismo-e-o-mercado-de-trabalhodetalhe
...