A ALTERAÇÃO DO PSICOLÓGICO COM O RESULTADO ADVERSO EM PARTIDAS DECISIVAS NO FUTEBOL
Por: Daniely Nascimento • 27/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.790 Palavras (12 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUTEBOL E FUTSAL
ALTERAÇÃO DO PSICOLOGICO COM O RESULTADO ADVERSO EM PARTIDAS DECISIVAS NO FUTEBOL
CARLOS ALBERTO GOMES JUNIOR
ARARAQUARA, OUTUBRO DE 2017
UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUTEBOL E FUTSAL
ALTERAÇÃO DO PSICOLOGICO COM O RESULTADO ADVERSO EM PARTIDAS DECISIVAS NO FUTEBOL
CARLOS ALBERTO GOMES JUNIOR
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a posterior elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.
ARARAQUARA, OUTUBRO DE 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... | 6 |
2 OBJETIVOS ................................................................................................... 2.1 Justificativa ........................................................................................ 2.2 Objetivos Específicos ........................................................................... | 9 |
3 METODOLOGIA ............................................................................................ | 11 |
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO .....................................................................
| 12 |
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................... | 13 |
REFERÊNCIAS ................................................................................................. | 14 |
RESUMO
Existe, dentro de uma partida de futebol, uma soma de circunstâncias necessárias para que os jogadores se mantenham centrados frente às diferentes forças sobrepujantes durante uma partida de futebol, tais como placar favorável e estabilidade emocional. Ao decorrer da partida, várias são as condições que coadunam diretamente como força motriz para a atuação do jogador, dentre os principais o comportamento das torcidas, o placar e a soma do comportamento dos jogadores em campo. A resiliência é uma das características comportamentais que emergem quando o jogador está imerso em uma situação desfavorável. Um dos aspectos que serão abordados no presente trabalho é o da resiliência desses jogadores em campo frente a resultados desfavoráveis no futebol, através da análise documental em sites, jornais e através da análise da entrevista de jogadores.
Palavras Chave: Futebol, Partidas Decisivas, Psicologia do Esporte.
ABSTRACT
There is, within a football match, a sum of circumstances necessary for players to remain centered against the different overpowering forces during a football match, such as favorable score and emotional stability. In the course of the match, there are several conditions that directly co-operate as a driving force for the player's performance, among the main ones the behavior of the fans, the score and the sum of the players' behavior in the field. Resilience is one of the behavioral traits that emerge when the player is immersed in an unfavorable situation. One of the aspects that will be addressed in the present work is the resilience of these players in the field against unfavorable results in soccer, through the documentary analysis in websites, newspapers and through the analysis of the interview of players.
Keywords: Football, Decisive Games, Sports Psychology.
1 INTRODUÇÃO
Percebe-se na história do futebol mundial, diversas partidas de equipes que estão jogando normal sua partida e no momento que sofrem um gol, muda totalmente seu estilo de jogo, os jogadores se movimentam mais com o objetivo de jogo mais aguçado, buscando de forma mais eficiente em fazer da partida uma excelente apresentação, um ótimo jogo que faça com que sua equipe saia vitoriosa, com ataques certamente calculados, com uma melhora no desempenho dos atletas, com a posse de bola maior que a outra equipe, mas para que esses resultados sejam promovidos com clareza, precisa que a equipe tome um gol, que ela fique atrás do placar e precisa reverter esta situação, do resultado adverso. Na ocasião supracitada, a escolha do tema é relacionada a fim de entender diretamente como o psicológico do atleta se altera totalmente quando é preciso correr atrás do resultado e como sua coordenação, equilíbrio, força, precisão, raciocínio entre outros aspectos físicos e psicológicos não citados se torna mais eficiente com o resultado desfavorável. Isso ocorrendo em uma partida decisiva como, por exemplo, em uma final de campeonato.
De acordo com dados da FIFA (2006), o futebol é o esporte mais praticado e desenvolvido em todo o mundo, com aproximadamente 270 milhões de pessoas envolvidas ativamente com esta prática esportiva.
O reconhecimento dos brasileiros como os que dominam com perfeição a arte e a técnica desse jogo, juntamente com a paixão desmedida por este esporte que, segundo Barbieri (2007), advém do fato de este ser o único esporte onde não existe um time imbatível nos leva a entender a inserção do futebol como parte da cultura popular brasileira, nos levando a acreditar que estes dados sejam ainda mais expressivos.
Para Cecarelli (2011) este esporte tem uma representação muito significativa, pois envolve sensações e emoções que influem no comportamento de praticantes e expectadores. Assim, muitos jovens almejam conquistar o status de ídolo esportivo, tornando-se grandes craques e obtendo sucesso, dinheiro e reconhecimento por meio deste esporte. Com a finalidade de alcançar objetivos e sonhos, os atletas estão sempre submetidos a uma rotina exaustiva e a uma pressão muito intensa, vinda por parte de torcedores e dirigentes, além da expectativa dos familiares e o desejo interminável de vencer. Esta modalidade evoluiu muito, em todos os aspectos, exigindo cada vez mais que o preparo dos atletas potencialize ao máximo suas respectivas condições. Atualmente, os trabalhos em relação ao aspecto psicológico tem se intensificado, e profissionais da Psicologia do Esporte estão sendo contratados para fazer parte das comissões técnicas, devido à importância deles no preparo do atleta e, em muitos casos, a falta de preparo dos treinadores nessa questão. Para que um jogador esteja em condições ideais, é essencial que seu preparo físico, técnico e tático esteja lapidado, mas o grande diferencial pode ser o seu estado psicológico. É nítido que o atleta rende muito mais quando não leva problemas extracampo para uma partida, com sua concentração e o seu prazer por praticar tal atividade mostrando-se claramente.
...