A Antropometria
Por: gzambuzi • 8/3/2019 • Trabalho acadêmico • 897 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
Antropometria
A antropometria é o estudo das medidas dos corpos humanos, suas proporções e sua variação entre os indivíduos. Essa é a base para se entender o corpo humano e suas posições, peso, pressão sobre a pele, músculos, ossos, etc. É de grande interesse para os profissionais da saúde, cientistas e público em geral, pois com ela se estuda desde o efeito da nutrição no desenvolvimento corporal até a posição de trabalho.
Para isso é necessário métodos padronizados de medição, que normalmente são de baixo custo, simples, fácil, pratica e não invasivos, com equipamentos baratos e duráveis. Assim ela é uma indicadora da saúde do indivíduo, seja crescimento e nutrição, seja no trabalho e atividades físicas.
As medições são feitas como:
Estatura: podem ser feitas em pé, de forma direta, ou sentando, quando o indivíduo não pode se levantar.
Extensões do braço: mede-se a distância entre as duas mãos, entre as pontas dos dedos mais longínquos com os braços abertos esticados, na maior distância possível.
Altura do joelho: é a distancia medida entre a sola do pé e o final do joelho com a perna dobrada.
Peso corporal: medida pode ser direta, com o indivíduo em pé em uma balança que pode ser mecânica ou eletrônica, ou indireta, como se medir o peso de uma cadeira de roda, e posteriormente o peso do individuo com a balança tarada ou descontando o peso da cadeira, balanças tipo maca ou mesmo por derivação matemática, com informações como altura do joelho, circunferência de braço ou quadril e gênero.
Um dos aspectos mais importantes e significantes é o estudo do peso ideal, este estudo revela fatores importantes de saúde e bem estar dos seres humanos, pois são de grande valia para se entender e monitorar casos onde seu descuido pode levar ao óbito de pessoas com enfermidades, ou a importância do tratamento em hospitais e recuperação de indivíduos. Inclusive, as empresas de seguro de vida dos EUA e Canadá foram pioneiras na criação da tabela de peso para altura com a finalidade de determinar o peso ideal dos indivíduos que eram segurados para se determinar a maior longevidade e menor taxa de mortalidade, usando os dados da tabela para estratificar seus requerentes.
As medidas da compleição são medidas dos tamanhos dos ossos dos indivíduos, essas medidas melhoram e deixam mais acuradas as tabelas de peso e altura, pois permite distinguir indivíduos com massa ideal pelo peso dos ossos, e não em virtude do excesso de gordura. Entre os métodos antropomorfos os mais comuns são a medida do pulso e a largura do cotovelo, por estes serem mais padronizados nas populações, mas também podem ser medidos o ombro, quadril, largura do tórax e a largura do joelho, sendo a largura do cotovelo aparentemente a mais prática.
Com a busca de facilitação para se obter o índice de adiposidade foram criadas varias tabelas de índices de massa corporal, essa técnica busca minimizar a relação da altura, e maximizar a relação do peso corporal do indivíduo. Dos métodos existentes, há um consenso que o índice de Quetelet é o mais utilizado para avaliar peso de crianças, jovens e adultos, mas também á outros índices, como o de Sheldon ou o índice ponderal.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2191654/mod_resource/content/1/Modulo_2-_antropometria.pdf
Lesões musculares.
As Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas ao Trabalho (LMERT) é um dos maiores problemas relacionadas à saúde do trabalho, sendo responsáveis por elevados níveis de abstenções
...