A Importancia Do Orcamento Na Gestao Financeira
Trabalho Escolar: A Importancia Do Orcamento Na Gestao Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycematos • 6/5/2014 • 2.452 Palavras (10 Páginas) • 360 Visualizações
O atual cenário econômico vem passando por varias mudanças, onde as empresas precisam se inteirar dessas transformações, pois cada vez mais as pequenas e grandes empresas vão aparecendo trazendo para o mercado de trabalho novos serviços, tecnologias e produtos.
Com o crescimento dessas (mps’s), surgem grandes dificuldades, sendo assim o presente trabalho abordará os seguintes tópicos, a matemática a serviços da empresa, os fatos ambientais das organizações, os aspectos jurídicos do empresário e por fim a contabilidade, tendo como objetivo usar desses dispositivos para auxiliar as empresas a soluciona problemas atuais e futuros quem venha a aparecer.
DESENVOLVIMENTO
A matemática contribui de um modo geral para a administração e desenvolvimento de uma empresa trazendo dispositivos capazes de proporcionar soluções de problemas empresariais ela é de suma importância dentro de uma empresa já que está presente em vários aspectos em diversas situações como exemplo nas elaborações de relatórios, na previsão de vendas, nos orçamentos, nas horas trabalhadas, etc.
Frei Luca Pacioli em sua obra “La Sumam de aritmética, ecometria, proportioni e proportionalilá” (SCHMIAT, SANTOS, 2006), menciona a respeito da matemática quando fala da teoria contábil do débito e do crédito analisando bem essa é uma forma matemática de álgebra para provar somas, subtrações, saldo de razão, balanços, balancete e entre outros.
Em suma, tudo o que se necessita medir no mundo, exige o número, é usada em contabilidade para dimensionar as qualidades patrimoniais, colocando-as em quantidades, desta forma facilitando a analogia, análise, e avaliação do objeto de riqueza.
Portanto, o uso matemático que a contabilidade possui, serve para a dimensão do fenômeno patrimonial, colocando-a em informações, cujos conteúdos devem ser analisados na consultoria de gestão.
Podemos dizer que a matemática é a ferramenta do contador, o contador utiliza da matemática para o seu trabalho.
A contabilidade está totalmente ligada aos cálculos matemáticos, na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculos de folha de pagamento, fechamento de balancete, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica. Sendo assim ele é a essência da profissão ela é o instrumento principal e essencial do contador.
As ações ambientais das empresas, tem passado a todo instante por dificuldades e mudanças que a levam desenvolver processos de adaptação visando atender às influências exercidas pelo ambiente em que se encontra assumindo um papel cada vez, mas integrado às diferentes funções administrativas, de marketing, finanças, produção, qualidade, desenvolvimento de produtos, etc.
No ambiente externo temos a influencia dos aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governos e concorrentes. E no ambiente interno são compostos pelos aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenha maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.
As pressões ambientais que atuam sobre as empresas são provindas basicamente de quatro fontes: primeiro das regulamentações ambientais, que têm se desenvolvido em número, especificidade, abrangência e rigor; segundo da sociedade civil organizada, principalmente através dos movimentos ambientalistas, que têm multiplicado o número dos seus integrantes e têm se especializado e profissionalizado, tornando as suas ações cada vez mais eficazes; terceiro dos mercados de produtos, que têm apresentado uma crescente tendência dos consumidores em preferir produtos com atributos ambientais e em valorizar empresas ambientalmente responsáveis, o que é também reforçado por um aumento na concorrência interna e externa derivada da abertura comercial; e quarto das fontes de recursos, sejam eles financeiros ou naturais, como água, energia, minérios, combustíveis fósseis, etc.
As iniciativas ambientais dirigidas pelas empresas visam a minimização dos impactos ambientais dos processos das organizações, e pode ocorre de vários modos, seja usando imputs reciclados ou de baixo impacto ambiental, redesenhando seu processo de produção ou sistema de distribuição, ou reduzindo os resíduos. Estas iniciativas incluem mudanças em processos organizacionais, assim como nos materiais usados na produção. Elas podem permitir a redução de custos na organização pelo uso mais eficiente dos recursos, a redução do uso de materiais perigosos evitando assim o risco de acidentes e os decorrentes custos de medidas punitivas, mitigatórias ou de limpeza, e a eliminação de passos desnecessários na produção.
Para podermos minimizar os impactos negativos cabe ao gestor planejar para se obter resultados internos e administrá-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado com sucesso.
A primeira exigência para se tornar empresário é a capacidade. A capacidade civil da pessoa inicia-se a partir da personalidade civil, com o nascimento com vida, e tem seu término com a morte. Porém, a plena capacidade inicia-se somente aos 18 anos, podendo o sujeito de direito a partir dessa idade, exercer atividade própria de empresário, se de seu interesse.
Entre os 16 e os 18 anos, porém, pode cessar a incapacidade do menor caso ele venha a ser emancipado por concessão dos pais, pelo casamento, pelo exercício de cargo público efetivo, pela colação de grau em curso de ensino superior etc. Nesses casos, estará apto a exercer atividade própria de empresário, uma vez que não haverá mais incapacidade.
O Art. 3º. Do código civil menciona que são absolutamente incapazes, os menores de dezesseis anos, os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos e os que mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
A palavra
...