A Importância da Cultura e Educação na Sociedade
Pesquisas Acadêmicas: A Importância da Cultura e Educação na Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciaeantony • 15/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.874 Palavras (8 Páginas) • 593 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/Artes Visuais (Turma 0181)
30/06/2014
RESUMO
O trabalho de pesquisa intitulado de “A Importância da Cultura e Educação na Sociedade”, foi desenvolvido a partir de leitura em livros e pesquisas na internet que fomentassem o referencial teórico para que se pudesse compreender, numa visão macro, o tema proposto. Este estudo tem caráter fundamentado com os pesquisadores Paulo Freire, Edgar Durkhein Morin e Leandro Konder e outros. Concomitantemente, a importância da cultura, educação na sociedade é fundamental para o ser humano desenvolver habilidades que o leve a vivenciar sua própria cultura e educação, que tem a finalidade de promover mudanças desejáveis e permanentes nos indivíduos onde esta, favorece o desenvolvimento integral do homem e da sociedade, além de fortalecer a identidade social e pessoal do indivíduo.
O propósito é de fomentar uma reflexão sobre “A importância da cultura, educação na sociedade”.
“A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer.” (DEWEY, 1971;29).
Palavras chaves: cultura, educação e sociedade.
INTRODUÇÃO
Para escrever a respeito do tema deste trabalho, a pesquisadora precisou, previamente, ler a respeito do tema a fim de compreendê-lo melhor para posterior contextualização e a partir daí informa-se que as oportunidades que a vida oferece ao ser humano desenvolvem seu potencial criativo, dando-lhe emoção e prazer, atendendo assim necessidades, anseios, percepções e motivações.
O objetivo deste trabalho é percorrer trajetória dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a cultura, educação e sociedade.
Delimitaremos o conceito de Cultura, Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para considerar as abordagens que dão conta da relação cultura, educação e sociedade e ver quais fatores sociais, culturais intervém nos processos educativos.
Nesta primeira parte, veremos os principais tópicos dos clássicos do pensamento social. Na segunda parte trataremos as questões mais significativas e os tratamentos diversos à importância Cultura e Educação na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Falando em educação, sabemos que ela possui um impacto em todas as áreas de nossa vida. A educação é um direito fundamental que garante o desenvolvimento, social, econômico e cultural. O direito à educação de qualidade é básico pois assegura o cumprimento de outros direitos.
A educação combate a pobreza, pois quanto mais estudo as pessoas tiverem, mais oportunidades terão no mercado de trabalho.
Uma educação de qualidade melhora e faz crescer e economia de um país.
A educação e a sociedade estão muito ligadas, pois são elas a causa e consequência das mudanças que ocorrem no mundo e das novas tecnologias.com apoio em obras maravilhosas de autores como Edgar Morin e Leandro Konder, que retratam em suas obras a relação entre educação e sociedade, as quais sempre fizeram e farão parte da realidade.
A historia de toda a sociedade até hoje é a história de luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burguês da corporação e oficial, há classes que dominam e classes que são denominadas.
A educação para Durkheim, expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade, onde o processo educacional caminha através da família, igreja, escola e comunidade. Ele parte do ponto de vista que o homem é egoísta, e precisa ser preparado para a vida na sociedade.
Para Durkheim a educação é considerada um fato social, onde os conteúdos da educação são independentes das vontades individuais, são normas e os valores desenvolvidos por uma sociedade ou grupo social em determinado momento histórico.
“A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer.” (DEWEY, 1971; 29)
A CULTURA E A EDUCAÇÃO
A escola por sua vez tem o privilégio de ser o local da apropriação do conhecimento, embora não seja o único na sociedade. Existe ainda um conhecimento vindo da internet e das tecnologias hoje disponíveis, assim como de equipamentos e projetos culturais conduzidos por organizações não governamentais.
No Brasil, há diversos projetos direcionados por várias ONGS que são de suma importância no sentido de levar as crianças e jovens alternativas à indústria cultural e à grande mídia, e de ampliar seu universo por meio do resgate de tradições culturais que eles ouviram em suas famílias ou que vivenciaram nos campos das artes plásticas, teatro, música, literatura e comunicação.
A princípio a educação tem a finalidade de promover mudanças desejáveis e permanentes nos indivíduos e esta vem favorecer o desenvolvimento integral do homem e da sociedade. E pela educação que a cultura e a humanidade são transmitidas, conservadas e transformadas. A escola é um espaço em que produzimos, transmitimos e criamos cultura.
Entre as décadas de 50 e 60 surge no Brasil o debate sore as relações entre cultura popular e escola pública, a partir do método Paulo Freire e de outros movimentos de educação popular. Observamos que a realidade educacional, social e cultural do Brasil
...